Notícias

11ª Confraternização Esportiva África x Brasil ocorre neste sábado, 28, na sede da ASSUMA

publicado: 26/12/2024 12h36, última modificação: 26/12/2024 14h33
11ª Confraternização Esportiva África x Brasil ocorre neste sábado, 28, na sede da ASSUMA

Ocorre, neste sábado, 28, a partir das 9h, a 11ª edição da Confraternização Esportiva África x Brasil, na sede da Associação dos Servidores da Universidade Federal do Maranhão (ASSUMA-UFMA). A confraternização, realizada anualmente há onze anos, é também um encontro em que se celebra a cultura e etnicidade brasileira e africana. A partida de futebol é o destaque, mas a ocasião também proporciona aos participantes uma experiência com música, dança e gastronomia.

De acordo com o discente guineense do programa de Pós-Graduação (doutorado) em Políticas Públicas da UFMA, Anso da Silva, a ideia da confraternização surgiu em 2013 com uma amizade entre Amilton Farias Lobato, organizador do evento, e Joel Fernandes Cassama, que, na época, era estudante do curso de Economia da UFMA e morador do bairro Sá Viana. Os dois compartilhavam uma paixão pelo futebol, e decidiram promover união com a comunidade acadêmica por meio do esporte.

Anso da Silva destacou a contribuição da UFMA e ressaltou o papel transformador da Universidade ao promover eventos como a Confraternização Esportiva na qual, segundo o discente, há muito acolhimento e vivacidade.

“A UFMA sempre nos ajudou, cedendo o espaço que é a ASSUMA e possibilizando a confraternização. É no final do ano quando estamos mais presentes. O futebol move as pessoas, dá alegria, diversão. Acontecendo logo depois do Natal, ele antecipa nosso fim de ano, dando boas-vindas para as comunidades, para os nossos amigos brasileiros, receber e apresentar quem não se conhecia, desejando boa saúde e que tudo dê certo no ano que está por vir. Fazemos o evento para motivar também os moradores dos bairros próximos à UFMA, para que sintam que também fazem parte da Universidade, mostrando o potencial que eles têm”, afirmou.

A entrada na confraternização é liberada com a doação de 1kg de alimento não perecível, que será doado para as famílias do Sá Viana em situação de vulnerabilidade. “Sempre vamos com expectativa de ganhar a partida, mas, principalmente, de arrecadar alimentos para ajudar. Este é o nosso objetivo: ajudar a comunidade, as pessoas que precisam, para não faltar pão na mesa das pessoas desse bairro com quem sempre jogamos junto, que é o Sá Viana. O principal objetivo é confraternizar, dar aquele abraço e fortalecer a amizade”, contou Anso.

O docente do Departamento de Economia da UFMA Anacleto Anibal Xavier também compartilhou suas expectativas sobre a confraternização e explicou que, nesta edição de 2024, Amilton Lobato não poderá marcar presença devido a questões familiares e, em solidariedade, a comunidade do Sá Viana não fará parte da partida neste ano. “Para este ano, a gente espera que, como nos outros anos, tenha muita diversão! Que consigamos agregar as comunidades mesmo que, infelizmente, não possamos contar com a comunidade do Sá Viana. Mas as expectativas são as mesmas: que consigamos, com grupos de brasileiros, jogar e confraternizar”.

Anacleto convidou a comunidade acadêmica da UFMA a participar da confraternização, reafirmando que se trata de um momento de integração harmoniosa e que promove congregação entre os africanos e os brasileiros, ressaltando o significado do evento para os estudantes africanos. “É de muita importância que eles possam ter um momento de felicidade, encontrando outros irmãos de outros países da África e conhecer melhor o Brasil a partir das pessoas, dos brasileiros e brasileiras que estarão com a gente. Fazemos a confraternização no final do ano justamente para lembrar aos africanos que estão aqui e não puderam ir aos seus países de origem, de casa, que aqui também pode ser casa”, contou.

Por: Lucas Cássio Ferreira

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: