Notícias

11 de agosto: Dia do Advogado. Uma carreira fundamental para a defesa dos valores da sociedade brasileira

publicado: 11/08/2022 08h00, última modificação: 11/08/2022 11h19
A data é uma homenagem à criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil, idealizados por Dom Pedro I.
11 de agosto Dia do Advogado. Uma carreira fundamental para defesa dos valores da sociedade brasileira.jpg

“Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Lema da Revolução Francesa, que deu início, em 1789, ao rompimento de valores do antigo regime à formação do estado moderno democrático e constitucional, que se baseia em princípios liberais em que todos são iguais perante a lei, tendo em vista que, sem ela, não há direito. Por isso, no dia 11 de agosto, é celebrado o Dia do Advogado em condecoração aos profissionais responsáveis em representar os cidadãos perante a justiça.

Direito – adjetivo masculino: o que significa?

É a ciência das normas que regulam as relações entre indivíduos na sociedade. Quando ocorre uma situação fora das normas, entra o trabalho do advogado, cuja função é nortear e representar a pessoa em qualquer instância, juízo ou tribunal. Além disso, a data comemorativa foi escolhida em homenagem à criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil, criados por Dom Pedro I, em 1827, como a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo; e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco.

A história do Curso de Direito da UFMA

Em comemoração à data, a Diretoria de Comunicação conversou com a professora do Departamento de Direito da Universidade Federal do Maranhão Lucyléa Gonçalves França, para falar sobre o Curso de Direito da UFMA, fundado em 28 de abril de 1918, e que tem sua origem na antiga Faculdade de Direito, da Rua do Sol. Sendo o mais antigo do Maranhão e do país, o curso aporta 104 anos de muitas histórias.

Segundo Lucyléa, o curso nasceu do sonho de seus idealizadores, como o diretor da Biblioteca Pública, Domingos Perdigão; além de ilustres e juristas, como Fran Paxeco, Henrique Couto e Alfredo de Assis Castro. Em 1924, o curso concluiu a primeira turma, e, em 1932, teve a primeira mulher a receber o título de Bacharela em Direito. Já no ano de 1939, a Faculdade foi fechada pela ofensiva do Estado Novo e retornou na década de 40. Atualmente, a antiga Faculdade de Direito é integrada à UFMA, por meio da Lei nº 5.152, de 26 de outubro de 1966 — mantenedora da Universidade.

A Graduação em Direito da UFMA tem por objetivo formar bacharéis qualificados, com sólida formação humanística e responsabilidade social e, com isso, tornar esses profissionais qualificados para o exercício das atividades pertinentes aos atores jurídicos e conscientes de sua participação nos processos de transformação e evolução da sociedade. “Em primeiro lugar, para aqueles que desejam seguir com a carreira, tem que se sentir seguro quanto ao tipo de formação que encontrará no curso, com docentes comprometidos, formação ampla e vocacionados ao magistério”, aconselhou.

O curso de direito, para a docente, é, antes de tudo, uma formação de cientistas sociais voltada para o conhecimento jurídico da sociedade. “É um campo amplo que busca a transversalidade do conhecimento com distintas interfaces, como a sociologia, a psicologia e antropologia, por exemplo”, acrescentou Lucyléa.

Importância do profissional formado em Direito

Para ela, o papel desse profissional é substancial, na medida em que, no processo de ensino-aprendizagem, o curso tem por base de formação dos alunos temas relativos ao “Estado democrático de direito”, sob a defesa da “Democracia e de suas instituições” e do “Estado de direito”, que são cruciais para a formação de uma sociedade moderna, desenvolvida e plural. “A advocacia, por exemplo, é uma das carreiras jurídicas fundamentais para as defesas dos valores da sociedade brasileira, previstos na Constituição da República de 1988, portanto, sem ela, não se faz democracia”, citou.

A professora também lembrou que é um curso pioneiro que já formou e continua formando várias gerações de juristas no estado, bem como bacharéis, mestrandos e especialistas em Direito. “Acredito que o processo de formação humanística, com base na defesa do estado democrático de direito, é o principal legado deixado pelo curso aos seus discentes. A graduação soube se atualizar e internacionalizar, ampliando sua oferta acadêmica com diversas áreas de especialização e mestrado”, comentou.

Imprensa livre, sociedade e democracia

Em relação ao papel da imprensa no ramo do direito, segundo Lucyléa, as instituições e o estado se sentem seguros perante um veículo de comunicação comprometido com os ideais democráticos, com respeito à dignidade humana e aos valores essenciais de um país justo e solidário. “O papel da imprensa, no que concerne ao compartilhamento de informações, difundindo valores e notícias verídicas, enaltece o estado de direito, como também a própria democracia”, reiterou.

Conheça o curso no Portal das Profissões da UFMA

Saiba +

O profissional formado em Direito pode atuar na área da advocacia privada ou pública, magistratura, Defensoria Pública, no Ministério Público, bem como na docência e nos Departamentos Jurídicos de empresas privadas. Na Universidade Federal do Maranhão, o curso funciona nos turnos matutino e noturno, com duração mínima de dez semestres – cinco anos.

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: