Notícias

1° de maio - Dia da Literatura Brasileira. Veja como aproveitar a data

publicado: 30/04/2025 16h00, última modificação: 30/04/2025 16h24
1 de maio - Dia da Literatura Brasileira. Veja como aproveitar a data

Nem só de Dia do Trabalhador se vive o 1º de maio. Hoje, também é o Dia da Literatura Brasileira. A data celebra a produção literária do país e homenageia os autores que contribuíram para a construção da identidade cultural brasileira por meio dos livros.

Nesse contexto, o Maranhão tem contribuído de forma relevante para a cultura nacional, sendo responsável por revelar nomes consagrados da literatura nacional, cujas obras ultrapassaram fronteiras regionais e se tornam referências no Brasil e no exterior.   

Entre os autores maranhenses de maior relevância, está Gonçalves Dias, um dos principais nomes do Romantismo no Brasil, autor de "Canção do Exílio", poema que marcou gerações com versos sobre a pátria, a saudade e o amor. Seu verso mais famoso "Minha terra tem palmeiras..." mora no coração de todo brasileiro, especialmente dos maranhenses.

A poesia de Gonçalves Dias também está gravada na história da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). “A vida é combate”, verso da “Canção do Tamoio”, compõe o brasão da Universidade.

Outro destaque é Aluísio Azevedo, considerado um dos expoentes do Naturalismo no país. Suas obras mais conhecidas, "O Mulato" e "O Cortiço", que denunciaram o racismo e as desigualdades sociais do século XIX, com uma escrita corajosa e crítica, são leitura obrigatória nas escolas e universidades.

Nomes que também ecoam na história das letras brasileiras são do poeta Nauro Machado, um dos grandes nomes da poesia contemporânea, conhecido por sua escrita filosófica e introspectiva, com versos que exploram a existência humana com profundidade rara; e Ferreira Gullar, que, além de poeta, foi ensaísta, cronista, membro da Academia Brasileira de Letras e indicado ao Prêmio Nobel de Literatura em 2002. Seu “Poema Sujo” é considerado uma das obras mais impactantes da poesia contemporânea brasileira.

Com tantas riquezas literárias, a melhor forma de aproveitar o dia é colocar a leitura em dia. Além de considerar uma oportunidade de revisitar ou conhecer a obra desses autores consagrados, neste 1º de maio, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como fomentadora de conhecimento, por meio da Editora da Universidade (Edufma), listou os dez títulos mais lidos em 2025, que vale a pena conferir:

  1. Letras em foco: abordagens literárias

Organizadores: Cecília Guedes  Borges de Araujo... [et al.]

  1. Letras em foco: abordagens linguísticas

Organizadores: Francisco Herbert  da Silva, Leonildes Pessoa Facundes, Thiago de Sousa Amorim

  1. Coletânea de Estudos em Gestão Pública

 Roberto Pinto, Francisco Gilvan Lima Moreira (Organizadores)

  1. Carta celeste de São Luís do Maranhão

Organizador: Edson Firmino Viana de Carvalho.

Autores: Jorge Emanuel de Oliveira Irineu, Antonio José Silva Oliveira e Artur Justiniano Roberto Júnior.

  1. O que vejo no escuro

Zeneide Pereira Cordeiro

  1. Corpos e diversidade na educação: caderno pedagógico

Organizadoras: Sirlene Mota Pinheiro da Silva, Zeila Sousa de Albuquerque

  1. Fundação Sousândrade: memórias e identidade

 Organização: Evangelina Maria Martins Noronha e Maria Nilza Oliveira Quixaba

A literatura brasileira é feita de muitas vozes — nordestinas, amazônicas, urbanas, indígenas, periféricas, poéticas e revolucionárias. E cada página lida é um passo a mais na construção de um Brasil mais consciente, sensível e plural.

Por: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante 

registrado em: