Notícias
1° de maio - Dia da Literatura Brasileira. Veja como aproveitar a data
Nem só de Dia do Trabalhador se vive o 1º de maio. Hoje, também é o Dia da Literatura Brasileira. A data celebra a produção literária do país e homenageia os autores que contribuíram para a construção da identidade cultural brasileira por meio dos livros.
Nesse contexto, o Maranhão tem contribuído de forma relevante para a cultura nacional, sendo responsável por revelar nomes consagrados da literatura nacional, cujas obras ultrapassaram fronteiras regionais e se tornam referências no Brasil e no exterior.
Entre os autores maranhenses de maior relevância, está Gonçalves Dias, um dos principais nomes do Romantismo no Brasil, autor de "Canção do Exílio", poema que marcou gerações com versos sobre a pátria, a saudade e o amor. Seu verso mais famoso "Minha terra tem palmeiras..." mora no coração de todo brasileiro, especialmente dos maranhenses.
A poesia de Gonçalves Dias também está gravada na história da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). “A vida é combate”, verso da “Canção do Tamoio”, compõe o brasão da Universidade.
Outro destaque é Aluísio Azevedo, considerado um dos expoentes do Naturalismo no país. Suas obras mais conhecidas, "O Mulato" e "O Cortiço", que denunciaram o racismo e as desigualdades sociais do século XIX, com uma escrita corajosa e crítica, são leitura obrigatória nas escolas e universidades.
Nomes que também ecoam na história das letras brasileiras são do poeta Nauro Machado, um dos grandes nomes da poesia contemporânea, conhecido por sua escrita filosófica e introspectiva, com versos que exploram a existência humana com profundidade rara; e Ferreira Gullar, que, além de poeta, foi ensaísta, cronista, membro da Academia Brasileira de Letras e indicado ao Prêmio Nobel de Literatura em 2002. Seu “Poema Sujo” é considerado uma das obras mais impactantes da poesia contemporânea brasileira.
Com tantas riquezas literárias, a melhor forma de aproveitar o dia é colocar a leitura em dia. Além de considerar uma oportunidade de revisitar ou conhecer a obra desses autores consagrados, neste 1º de maio, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como fomentadora de conhecimento, por meio da Editora da Universidade (Edufma), listou os dez títulos mais lidos em 2025, que vale a pena conferir:
Organizadores: Cecília Guedes Borges de Araujo... [et al.]
Organizadores: Francisco Herbert da Silva, Leonildes Pessoa Facundes, Thiago de Sousa Amorim
Roberto Pinto, Francisco Gilvan Lima Moreira (Organizadores)
Organizador: Edson Firmino Viana de Carvalho.
Autores: Jorge Emanuel de Oliveira Irineu, Antonio José Silva Oliveira e Artur Justiniano Roberto Júnior.
Zeneide Pereira Cordeiro
Organizadoras: Sirlene Mota Pinheiro da Silva, Zeila Sousa de Albuquerque
Organização: Evangelina Maria Martins Noronha e Maria Nilza Oliveira Quixaba
A literatura brasileira é feita de muitas vozes — nordestinas, amazônicas, urbanas, indígenas, periféricas, poéticas e revolucionárias. E cada página lida é um passo a mais na construção de um Brasil mais consciente, sensível e plural.
Por: Ingrid Trindade
Revisão: Jáder Cavalcante