Notícias

Legado: Câmpus São Bernardo nomeia quadra poliesportiva in memoriam à docente Keliane Silva

publicado: 12/05/2023 13h30, última modificação: 15/05/2023 19h45
Vítima da covid-19, docente faleceu há dois anos no município de Parnaíba, no Piauí, aos 30 anos de idade
Legado: Câmpus São Bernardo nomeia quadra poliesportiva in memoriam à docente Keliane Silva

“Quero trazer à memória aquilo que me dá esperança”, diz o trecho bíblico Lamentações 3:21-25. E é para manter viva a memória com esperança de dias melhores que a UFMA Câmpus São Bernardo homenageou a educadora do Centro de Ciências de São Bernardo (CCSB) Keliane da Silva Viana, que faleceu há dois anos, vítima da covid-19, com apenas 30 anos de idade, nomeando a quadra poliesportiva do Centro Universitário do município. 

Cada pequena ausência é uma grande eternidade quando se trata da docente homenageada. Alegre e desportista são uns dos adjetivos que caracterizam a forte personalidade de Keliane Silva, que ainda tinha toda uma trajetória de vida para escrever, mas, infelizmente, deixou história, memória e momentos para celebrar. “Viver não cabe no lattes”, disse, pouco antes da fatalidade, ao adiar o doutorado para dedicar sua vida à maternidade.

Conhecida por amar a Universidade Federal do Maranhão e a vida, foi realizada uma homenagem à professora, que nomeia a quadra poliesportiva do Câmpus São Bernardo. Keliane foi participante ativa da comunidade acadêmica e incentivadora do esporte feminino na cidade, bem como em toda a região do Baixo Parnaíba.

Nascida e criada no interior do Maranhão, tornou-se docente da Universidade que tanto defendeu. Dividia seus dias entre a paixão por estudar, ensinar e jogar futebol. Entre o mais importante e maior sonho da Keliane, foi dar à luz uma menina, a pequena Ísis.

O professor e amigo de longa data de Keliane, Ronilson de Oliveira Sousa, lembrou que ela sempre amou o esporte, principalmente, o futebol. “Keliane lutava muito pelo futebol feminino, tanto na cidade como na própria região do Baixo Parnaíba. Ela era aquela que sempre incentivava o esporte feminino. Que fique, portanto, o legado dessa grande mulher que fez tanto por São Bernardo e pela Universidade”, comentou, com emoção.

O legado inestimável de Keliane Silva no campo científico

Além de um ícone do esporte feminino, Keliane Silva também deixa um legado inestimável na cultura científica da Universidade. A professora foi graduada em Ciências Humanas-Sociologia com mestrado em Ciências Sociais na UFMA e especialista em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes (Ucam).

Foi também integrante dos grupos de pesquisa “Reserva Extrativista de Tauá-Mirim e seu entorno: levantamento socioeconômico”, “Mineração, Territórios e Desigualdades Ambientais no Brasil: diversidade sociocultural e luta por direitos”; e do Grupo de Estudos Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (Gedmma).

Ao longo da sua trajetória no campo científico, obteve experiências nas áreas de conflitos ambientais e territoriais, projetos de desenvolvimento, meio ambiente, comunidades tradicionais, religiosidade popular, diversidade étnico-cultural, campesinato e questões agrárias. Também tinha experiência em formação docência de escolas do campo, comunidades quilombolas e da educação básica.

Por: Lucas Araújo

Produção: Alan Veras

Fotos: Aline Alencar

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: