Notícias
São Lucas: o santo médico, pintor e escritor
Tive a honra de, recentemente, ter nas mãos uma obra de caríssima envergadura, assinada por Eurico Branco Ribeiro, sobre os aspectos da vida de São Lucas, que, como os conhecedores da Santa Escritura sabem, foi autor do “Evangelho” que leva seu nome, autor da narrativa do início da igreja cristã, o livro que leva o nome de “Atos dos apóstolos” e companheiro fiel de São Paulo, como comprovam as epístolas paulinas em várias menções, a exemplo das duas que citei acima. A obra de Eurico foi lançada originalmente em 1970 e, por meio de um dedicado trabalho de pesquisa de quase 800 páginas, vêm a lume aspectos desconhecidos de São Lucas, padroeiro dos médicos, bem como sua faceta de pintor e escritor: um tesouro histórico, composto de réplicas de gravuras raras, informações detalhadas sobre a trajetória do evangelista em sua vida terrena, traduzidas em beneméritas obras e ações.
Assim é que, sabedores da importância desse material, neste ano de 2023, por iniciativa da Sociedade Brasileira de Médicos escritores e impressão da Editora da Universidade Federal do Maranhão, a obra intitulada “Médico, Pintor e Santo” ganha nova edição.
A narrativa se inicia a partir da curiosidade do autor em levantar aspectos da vida de São Lucas, de início apenas referenciado como o padroeiro dos médicos e sugerido como nome de batismo a um sanatório que seria aberto em sociedade com outros médicos.
E, como um fio de Ariadne moderno, à medida que se avança na leitura, acompanhamos os passos de Eurico em busca de livros, estampas, quadros, medalhas e estátuas diversas em bibliotecas públicas na Europa, em livrarias na Ásia, em mosteiros e conventos no Leste Europeu, em catedrais e capelas na América e em museus afamados.
Da obra emerge um São Lucas médico e escritor, nascido no seio de uma família pagã, cuja origem remonta à famosa cidade de Antioquia. O Evangelho escrito por ele, o terceiro na sequência, logo após os evangelhos de Mateus e Marcos e antes de João, é diferenciado por narrar seis milagres e mais dezoito parábolas que não estão registrados nos outros livros.
São Lucas é considerado o evangelista da misericórdia, por focar na atuação de Jesus em relação aos injustiçados, aos pobres, aos marginalizados de toda sorte. Também é considerado pintor e, entre suas obras artísticas, pode-se destacar o famoso quadro “Menina”, com a imagem da mãe divina, cujo relicário se encontra no altar-mor da Basílica de São Lucas, na Bolonha.
À época da primeira edição do livro de Eurico, havia poucos escritos sobre o evangelista. Mas uma das principais obras era o romance norte-americano “The road to Bithynia”, de autoria de Frank G. Slaughter, traduzido para diversas línguas, considerado também um dos mais detalhados livros sobre a vida do santo, escritor e pintor.
O evangelista até hoje é alvo do fascínio de estudiosos das escrituras santas e daqueles que analisam tão somente a historicidade de nossos antepassados médicos. Dono de uma investigação metódica, seus narradores o inscrevem como alguém que conseguiu conciliar ciência e fé, numa equilibrada junção.
O livro de Eurico narra em detalhes as teorias que existem acerca dos símbolos que referenciam a personagem-título, como o boi, o rolo de pergaminho representando o Evangelho, a paleta de pintor e o bastão de Esculápio, com explicações detalhadas sobre o porquê de cada um deles; as diversas lendas e crendices catalogadas mundo afora que atribuem a ministração de medicamentos mais eficazes quando do acompanhamento de orações ao santo; as festas que lhe são dedicadas e os registros de milagres que supostamente teriam sido efetuados em seu nome.
Muitas outras teses e ideias são levantadas ao longo da obra, mas quero deixar o prazer da descoberta para tantos quantos se interessem em ter acesso ao texto original. Uma aventura histórica, um reforço de fé, um mosaico de cultura, ciência e religião. Tudo isso ao alcance das mãos.
Natalino Salgado Filho, MD.PhD
Reitor da UFMA
Professor Titular da UFMA
Médico Nefrologista
Membro da Academia Maranhense de Letras
Membro da Academia Nacional de Medicina
Revisão: Jáder Cavalcante