Encontro do PPGHis traz autor livro "Das Beiradas ao Beiradão: a música dos trabalhadores migrantes no Amazonas", Bernardo Mesquita

publicado: 09/05/2023 10h52, última modificação: 09/05/2023 14h07
Durante a programação do evento “História e Música em Redes Conectadas na Amazônia Legal”, o autor fará lançamento de sua obra. Inscrições podem ser realizadas pelo Instagram do Programa de Pós-Graduação em História

Será realizado, na próxima sexta-feira, 12, com início às 18h, no Auditório Mário Meireles, no Centro de Ciências Humanas, o evento “História e Música em Redes Conectadas na Amazônia Legal”, que pauta o lançamento do livro "Das Beiradas ao Beiradão: a música dos trabalhadores migrantes no Amazonas", de Bernardo Mesquita, graduado em Educação Artística em Música pela Universidade Estadual do Pará (Uepa), mestre e doutor em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). As inscrições podem ser realizadas pelo Instagram do Programa de Pós-Graduação em Historia (PPGHis).

Por meio do Programa, o evento visa incluir o Maranhão no itinerário de lançamentos e divulgação da publicação. Com mediação do doutorando Antônio Carlos Araújo, o encontro vai promover debates que busquem destacar a circulação de ideias, técnicas, pessoas, símbolos, códigos, estéticas e mercadorias na região Norte-Nordeste, sublinhando ainda as conexões musicais e culturais desenvolvidas nos trânsitos no território da Amazônia Legal. Além disso, vai tratar dos processos de hibridação, diáspora, trocas e resistências compartilhadas entre músicos amazonenses e maranhenses.

A proposta do encontro também enfatiza as articulações interdisciplinares do Programa de Pós-Graduação em História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes, interseccionando estudos musicológicos, históricos e sociológicos, fomentando, assim, uma dupla conectividade, tanto em relação ao diálogo entre essas áreas do conhecimento quanto no interior do próprio tema a ser discutido. O evento receberá ainda a banda Antídotos Sociológicos, que é composta por professores-pesquisadores dos cursos de História e Ciências Sociais, do Câmpus São Luís.

Por:  Juan Terra

Produção: Bruna Castro