Discente do curso de Letras – Francês do Câmpus São Luís lecionou língua portuguesa durante sete meses na Guiana Francesa

publicado: 22/06/2023 13h48, última modificação: 22/06/2023 16h38
Como professora assistente, Juliana Pacheco participou do programa Assistants de Langue, do governo francês

Intercâmbio linguístico e cultural. Estudante do curso de Letras em Francês da UFMA, Juliana Pacheco, lecionou português durante sete meses na Guiana Francesa, como professora assistente. A viagem e experiência foi possível em decorrência da sua participação no programa Assistants de Langue, do governo francês, que tem o objetivo de permitir que os brasileiros se aproximem da língua e cultura do país.

A discente relata que se preparou durante quatro anos para conseguir a bolsa e, nesse tempo, participou de diversos grupos de pesquisa e projetos de extensão, deu aula no Núcleo de Linguística da Universidade e no Centro de Estudos de Idiomas. “Eu sabia que era uma bolsa muito concorrida, em média, trinta e três vagas são reservadas para os brasileiros nesse edital. O tripé da UFMA me conduziu para que eu pudesse ter um dossiê sólido e conseguisse obter essa bolsa”, afirmou.

Juliana Pacheco conta que agora se considera mais experiente e segura em sala de aula, porque, além de assumir o papel de professora assistente, também teve oportunidade de ficar sozinha diante dos alunos, de poder fazer com que eles produzissem mais, de acompanhá-los em passeios, em reuniões e conseguiu manter contato com outros profissionais de excelência em língua francesa e inglesa.

O edital para o programa Assistants de Langue é disponibilizado pela Embaixada Francesa no Brasil e tem quatro etapas. Na primeira, é necessário preencher um dossiê com suas informações pessoais, sua trajetória acadêmica, escrever uma carta de motivação em francês e ter um certificado de proficiência, depois é realizada uma entrevista com os selecionados. Já na terceira etapa, ocorre uma nova análise do dossiê e da entrevista e, em seguida, entre março e junho, é divulgada a lista dos aprovados.

Pacheco disse que tinha o status de empregada do governo francês e teve a chance de ter quatro períodos de férias. “Trabalhei diretamente com professores altamente qualificados da metrópole da França e também da Guiana Francesa, fui muito bem recebida por todos. Valeu muito a pena a experiência porque meu objetivo era realmente compartilhar a minha cultura, a nossa língua, e, em contrapartida, consegui alavancar o meu francês oral”, expressou.

Juliana Pacheco afirmou que, depois do intercâmbio, ela consegue vislumbrar o seu próximo passo acadêmico: o mestrado: “Agora, eu tenho um francês muito mais sólido e natural. Essa bolsa foi o começo de um sonho que vai ser realizado no próximo ano, que é o mestrado em território francês”, enunciou.

Por: Layane Garcêz

Produção: Bruna Castro