CONSUN aprova resolução da consulta pública para reitor e vice-reitor da UFMA

publicado: 05/05/2023 16h17, última modificação: 05/05/2023 19h52
Minuta foi discutida e aprovada na 149ª Sessão Ordinária, realizada via Google Meet com transmissão ao vivo pelo Youtube
CONSUN aprova resolução da consulta pública para reitor e vice-reitor da UFMA

Na manhã desta sexta-feira, 5, foi realizada a 149ª Sessão Ordinária do Conselho Universitário (CONSUN), que aprovou a minuta de resolução da Consulta Pública para formação de lista tríplice para a escolha dos cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A discussão e votação do documento durou cerca de 4h30min e foi realizada por videoconferência. A relatora e conselheira, Marília Cristine Valente Viana, pró-reitora da Progep, leu a minuta para as mais de 120 pessoas presentes na sala virtual, entre conselheiros e convidados.

A Minuta foi elaborada pela comissão designada pela portaria 249/2023 – Gabinete Reitoria, constituída em 13 de março de 2023 e composta pelos seguintes servidores: Marilia Cristina Valente Viana – pró-reitora de Gestão de Pessoas; professora Aline Alvares Melo – assessora do Gabinete da Reitoria; Anilton Bezerra Maia – superintendente de Tecnologia da Informação; professor Arkley Bandeira Marques – assessor especial de Representação Institucional; professora Lindalva Martins Maia Maciel – diretora do Centro de Ciências Sociais; professor Romildo Martins Sampaio – pró-reitor de Ensino; Suely Cipriano Milhomem Dantas, assessora do Gabinete da Reitoria.

Depois de feita a leitura pela parecerista, o tema foi posto em discussão, tendo recebido dezenas de intervenções, a favor e contra o documento e aspectos específicos do processo de consulta pública. Ao final, o presidente da Sessão pôs o assunto em votação, tendo sido aprovado por ampla maioria.

Comissão da Consulta Pública – Após a aprovação da minuta de resolução, foi realizada a escolha dos membros, efetivos e suplentes, para a Comissão da Consulta Pública a Reitor e Vice-Reitor. Os membros foram escolhidos pelo conselho em votação decrescente de votos.

Com cinco indicações e, após a sequência de votações, a Comissão da Consulta Pública aprovada foi formada pelos seguintes conselheiros:

-       Em primeiro lugar, com 57 votos favoráveis, a diretora do Centro de Ciências Sociais, professora Lindalva Maia, indicada como titular, e o coordenador do curso de direito do Centro de Ciências de Imperatriz, professor Gabriel Araújo, indicado como suplente;

-       Em segundo lugar, com 50 votos favoráveis, o coordenador do Programa de Pós-graduação em Saúde do Adulto, professor Marcelo Sousa de Andrade, indicado como titular, e o coordenador do curso de licenciatura em educação física do Centro de Ciências de Pinheiro,  professor Carlos José Moraes Dias, indicado como suplente.

-       Em terceiro lugar, com 49 votos a favor, o chefe do Departamento de Economia, Eric Santos, indicado como titular, e Antonio Francisco Padilha, indicado como suplente;

-      E, em quarto lugar, com 48 votos a favor, o chefe do Departamento de Patologia, professor Valério Monteiro, e a professora Ana Emília Figueiredo, Diretora do DTED, indicada como suplente.

-      Já a chapa dos professores Ronaldo Araújo, indicado como titular, e João de Deus Mendes da Silva, indicado como suplente, que obteve 12 votos, não entrou na Comissão, por causa da quantidade de vagas já estabelecidas.

A Comissão terá ainda representantes das entidades que fazem parte do CONSUN. Caberá à Comissão o estabelecimento do edital com o detalhamento das regras para o processo da consulta pública.

Veja a reunião na íntegra clicando aqui.

Por: Aline Alencar