Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica tem 4 mil vagas destinadas ao Maranhão

publicado: 10/10/2023 17h07, última modificação: 10/10/2023 17h12
IMG_6451.JPG

Foi realizado, no sábado, 03 de junho, um dia inteiro de atividades para a apresentação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), no auditório Sálvio Dino, na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul).

O PARFOR é um programa que preza pela melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica, instituído pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), conveniado com as Secretarias de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC) e as secretarias municipais de educação, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O PARFOR na UFMA funciona desde 2009 e, em 2023, ele completará 14 anos de funcionamento. Durante esse período, já formou mais de 3 mil alunos no estado.

O programa tem como objetivo principal garantir aos professores em exercício na rede pública estadual ou municipal uma formação acadêmica exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, promovendo a melhoria da qualidade da educação básica. Nesta edição do programa foram designadas 4 mil vagas para o estado do Maranhão.

No dia 03, foi realizada uma programação completa, com a acolhida logo cedo pela manhã e a mesa de abertura, na qual teve a presença do vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos, e do diretor do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM), Leonardo Hunaldo. Compuseram a mesa, ainda, o diretor da UFMA de Grajaú, Aluísio José Fernandes Júnior, o diretor da Uemasul, Francisco de Assis Carvalho de Almada, e o coordenador institucional do PARFOR, José Carlos de Melo.

Na ocasião, foi apresentado aos que estavam presentes o que é o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e os cursos que o plano possui (Geografia, Letras Português, Letras Inglês e Pedagogia). Foi mostrado ainda como ingressar no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, SIGAA, esclarecendo também como fazer a emissão da declaração e onde fica o termo de desistência.

Em uma de suas falas, o coordenador institucional comentou sobre como o PARFOR é uma forma de “induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública e na educação básica" e completou também que após a conclusão, os ingressantes não sairão os mesmos depois que passarem pelo curso escolhido.

O coordenador do Parfor, José Carlos Melo, ressaltou que se trata de um dos programas mais importantes para auxiliar na formação de professores da educação básica no nosso país. “E mais especial no nosso Estado, que ainda necessita reverter esse quadro de carência de formação de professores que atuam na base”, destacou.

Por: Clara Teles

Revisado: Lígia Guimarães