40 anos UFMA Imperatriz

Em 2020, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em Imperatriz celebrou seus 40 anos de existência, desde a criação dos seus primeiros cursos de Direito e Pedagogia. Ao longo dessas quatro décadas, a instituição passou por diversas transformações e conquistas, criando novos cursos e espaços físicos, graduando mais de três mil profissionais e contribuindo para o crescimento acadêmico e profissional da região.

Atualmente, o Campus da UFMA em Imperatriz oferece nove cursos de graduação, cinco mestrados e um doutorado, contando com um quadro de aproximadamente 217 professores, 76 técnico-administrativos e mais de 2.400 alunos matriculados. Esses números são o reflexo do compromisso da universidade em oferecer um ensino de qualidade, voltado para a formação de profissionais capacitados e conscientes do seu papel na sociedade.

Mas a história da UFMA em Imperatriz vai muito além dos números e das conquistas acadêmicas. Ela está enraizada na comunidade local e é um reflexo da luta e do esforço de muitos que contribuíram para o seu desenvolvimento. Por isso, a instituição está empenhada em resgatar essa história por meio de entrevistas e catalogação de documentos realizadas por grupos de pesquisa e extensão da Universidade.

Ao longo deste ano tão especial, foram realizadas diversas atividades comemorativas, homenagens e publicações que celebram o legado da instituição para Imperatriz e região. Foi um momento de reconhecer e agradecer a todos que contribuíram para o crescimento da UFMA em Imperatriz e reforçar o compromisso de continuar oferecendo um ensino de excelência para as futuras gerações.

Ao longo dos anos, a UFMA se consolidou como uma instituição de excelência, com uma ampla oferta de cursos de graduação e pós-graduação, nas áreas de ciências humanas, ciências exatas e ciências biológicas. Além disso, a universidade desenvolve projetos de pesquisa e extensão em diversas áreas do conhecimento, contribuindo para a promoção do desenvolvimento social, econômico e cultural do estado.

Em Imperatriz, a UFMA tem papel fundamental na formação de profissionais capacitados e comprometidos com o desenvolvimento regional. Seus cursos de graduação e pós-graduação formam profissionais nas áreas de saúde, educação, direito, ciências sociais e exatas, além de oferecer serviços e atividades de extensão à comunidade local.

Com a expansão da universidade em Imperatriz, novos cursos foram criados, ampliando as opções de formação e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região. A instituição também tem investido em infraestrutura, com a construção e reforma de prédios e laboratórios, além da aquisição de equipamentos de última geração para o desenvolvimento de pesquisas e projetos acadêmicos.

A UFMA em Imperatriz é uma referência no ensino superior e tem cumprido com sua missão de formar profissionais qualificados e comprometidos com a transformação da realidade local e regional. A celebração dos 40 anos da instituição é um momento de reflexão sobre a importância da universidade na formação de cidadãos conscientes e atuantes em suas áreas de atuação.

• Logotipo comemorativo 40 anos: Lançado no show de acolhida 2020.1, o logotipo comemorativo dos 40 anos da UFMA em Imperatriz está disponível para ser utilizado ao longo de todo o ano no material gráfico institucional do Câmpus de Imperatriz.

Baixe aqui:

Logo 40 anos para fundo claro