Egressa do curso de Sociologia da UFMA de Imperatriz tem tese de doutorado premiada pela CAPES

publicado: 11/10/2023 15h20, última modificação: 11/10/2023 15h20
044A85FF-473E-4C15-AE63-EB6AA5A7F66E-e1692723676557.jpeg

Licenciada em Ciências Humanas - Sociologia, sob orientação do professor Rogério Veras, no Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA); mestre em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e doutora em Filosofia pela mesma universidade, Natalia Mendes,  teve sua tese de doutorado, com orientação dos professores doutores em Filosofia Álvaro Valls e Inácio Helfer, da Unisinos, premiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na edição de 2023 do Prêmio Capes de Tese. O resultado preliminar saiu em fevereiro de 2023, porém o prêmio deverá ser entregue somente na cerimônia de premiação, que será realizada em dezembro deste ano.

Ao explicar sobre a tese “O que um filósofo da existência ainda tem a dizer sobre a Consciência? Kierkegaard e o problema da Bevidsthed”, com orientação do professor Inácio Helfer e coorientação do professor Gabriel Ferreira da Silva, ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação (PPG) em Filosofia da Escola de Humanidades da Unisinos, Natalia conta que a pesquisa busca argumentar como podemos derivar um modelo de Consciência, da obra do filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard, a partir de três perspectivas (ontológica, epistêmica e psíquica), e argumenta, ainda, como esse modelo dialoga com problemas filosóficos. Para a produção da tese, a doutora em Filosofia procurava demonstrar o valor filosófico da história da filosofia, resgatando um filósofo pouco estudado e a sua contribuição para um problema largamente estudado em diversas áreas.

Natalia Mendes afirma que sua tese tem dois níveis de importância: um pessoal e outro social e político. “Ser mulher e fazer filosofia no Brasil, uma área que conta com 80,05% de homens atuando em PPGs, é saber que uma boa parte da nossa jornada será trilhada sozinha e sem as mesmas redes que os colegas homens conseguem construir. Somado a isso, eu saí do estado do Maranhão para fazer Filosofia no Rio Grande do Sul. São quatro mil quilômetros e muitas diferenças culturais. E a tese foi escrita no meio de uma pandemia de impacto global, então o processo de escrita foi, sim, bastante solitário e coletivo apenas no sentido em que toda produção acadêmica é”.

Mendes destaca, ainda, que o peso na importância política e social é o fato de a CAPES estar premiando, pela segunda vez consecutiva, a tese de uma mulher filósofa, considerando-se, inclusive, que a seleção é baseada estritamente em critérios objetivos. De acordo com a Capes, a edição de 2023 teve 1.469 trabalhos inscritos. Foi o  maior número de inscritos nos 19 anos do concurso, que reconhece as melhores teses de doutorado defendidas em programas de pós-graduação brasileiros.

Por: Clara Teles

Revisão: Lígia Guimarães