Docentes e técnicos participam da I Semana de Formação Docente da UFMA Imperatriz

publicado: 11/03/2024 15h11, última modificação: 11/03/2024 15h11
Cópia de 880d7ef3-261f-4485-8339-3a51a4c876e7.JPG

Foi realizada de 05 a 08 de março, no auditório da Unidade Prof. José Batista de Oliveira, a I Semana de Formação Docente do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Ao longo da semana foram ministradas formações sobre o “Uso de inteligência artificial para produção de aulas”, pelo professor Aramys Silva dos Reis;  “Avaliação e Feedback nas práticas pedagógicas” e “Elaboração de Teste de Múltipla Escolha”, pelo professor Marcos Antônio Custódio; “Cuidados com Corpo, Mente e Espírito”, pelo professor Michel Ângelo Marques (UFC) e sobre acessibilidade e acolhimento na Universidade e o atendimento de discentes com deficiência em sala de aula, pela professora Maria Nilza.

O professor do curso de Medicina do CCIm, Aramys Silva, ministrou a oficina sobre o “Uso de inteligência artificial para produção de aulas” e explicou que a proposta era apresentar ferramentas que possam otimizar o trabalho do docente. “A gente sabe que a carga de trabalho é alta, então se eu tenho uma ferramenta que possa me ajudar a executar algumas atividades mais técnicas e processuais, deixo mais tempo para aquilo que somente o professor, enquanto ser humano, consegue fazer, como acompanhar o aluno, então isso otimiza minhas aulas. Durante a formação, eu apresentei essas ferramentas, especifiquei o Chat GPT, que é bem conhecido desde o ano passado, e como ele pode auxiliar o professor para elaboração de questões, planos de estudo e várias outras tarefas, otimizando o trabalho e, não substituindo o professor”, esclareceu. Aramys ressaltou que o uso da ferramenta não substitui o professor, que o docente precisa sempre fazer uma análise crítica de tudo que é produzido, pois ela pode apresentar erros.

Com uma temática atual e diversificada, essa foi a primeira vez que a formação ocorreu de forma integrada para todos os cursos do CCIm. “Pra mim está sendo a realização de um sonho. Nosso curso já tinha essa prática de fazer essa formação pedagógica, mas agora estamos imensamente felizes com esse momento de partilha, com a ampla participação de todos os cursos”, avaliou a coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, professora Francineide Firmino.

A coordenadora do curso de Pedagogia, Francisca Agapito, também destacou a relevância do trabalho em conjunto e a adesão de todas as coordenações para uma formação coletiva e com temáticas de importância para o grupo, para o processo formativo tanto docente quanto discente. “O balanço final foi extremamente positivo, com uma adesão maravilhosa entre todos os cursos. Foram muitas as aprendizagens. As aproximações que se fizeram dos nossos cursos foi um fator bem importante, houve esse feedback dos docentes e nós esperamos poder realizar em outros momentos mais processos formativos assim, coletivos, para que a gente possa entender a demanda do outro, acolher e também contribuir naquilo que for preciso, naquilo que for possível. Então foi um momento maravilhoso para o Centro de Ciências de Imperatriz e que vai ser extremamente produtivo para o nosso semestre”, destacou.

Para a psicóloga do CCIm, Kíria Ribeiro, a formação contemplou temáticas atuais e necessárias para a universidade. Sobre o atendimento de discentes com deficiência, ela pontuou que acessibilidade não pode ser pensada em atos específicos, mas que precisa ser compreendida como um jeito de pensar, de ver e de ser da instituição. “Como técnica que orienta e assessora o trabalho docente para o bem-estar dos estudantes, me sinto contemplada com essa formação. Considero os temas extremamente atuais. O acolhimento é para além de um dia para receber calouros, mas para nós mesmos, principalmente após a pandemia. Conhecer e se reconhecer, interagir, se sentir humanizado. Isso é fundamental para um ambiente de educação e de relacionamentos interpessoais”, descreveu.

A formação teve a participação efetiva de mais de 80 docentes e técnicos da instituição e deve entrar para o calendário das atividades semestrais do CCIm, como destacou o diretor professor Leonardo Hunaldo. “A formação foi um grande sucesso. Ficamos muito satisfeitos porque ela foi planejada com muito carinho e teve ampla adesão do nosso corpo docente e de parte dos técnicos também. Essa integração e troca de ideias também é muito importante para estarmos cada vez mais próximos e coesos. Pela primeira vez a formação ocorreu de forma unificada e será uma atividade semestral do CCIm. Estaremos atentos às temáticas cada vez mais atuais para contemplar as necessidades da nossa comunidade acadêmica”, avaliou.

Por: Lígia Guimarães

Fotos: Lígia Guimarães e Ricardo Alvarenga