Curso de Ciências Humanas/Sociologia da UFMA Imperatriz recebe nota máxima na avaliação do MEC

publicado: 14/06/2023 18h10, última modificação: 14/06/2023 18h10
site.png

O Curso de Ciências Humanas/Sociologia (LCH) do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que foi criado em 24 de maio de 2010 recebeu recentemente o conceito máximo no processo de avaliação do curso feito pelo Ministério da Educação (MEC). O Curso obteve o conceito 5, dentro de uma escala de 1 a 5.

Para o cálculo, são considerados diversos indicadores, como: Conceito Enade (desempenho dos estudantes na prova do Enade); Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho) e percepção dos estudantes sobre seu processo formativo (informações do Questionário do Estudante do Enade).

A licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia, que possui 8 semestres letivos de aulas presenciais e 60 vagas ofertadas para ingresso anual, consiste em uma proposta de formação interdisciplinar de professores da área de Ciências Humanas para atuarem na Educação Básica nas seguintes subáreas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia, com habilitação específica em Sociologia.

Recentemente, em 28 de maio deste ano, o curso aprovou o seu novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC), processo fundamental para a obtenção dos índices de qualidade. Além disso, outros indicadores que se destacaram foram: a didática pedagógica, que examina componentes como a estrutura curricular e as atividades dos estudantes em estágio e pesquisa, a infraestrutura, que levou em conta a disponibilidade do acervo da biblioteca, a acessibilidade no campus centro, o laboratório de informática e salas de aula, e por fim, a atuação docente, que avaliou os processos dos atuação dos professores tanto em âmbito de produção individual quanto coletiva, bem como o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão.

Segundo o docente e coordenador do curso, Prof. Dr. Edson Ferreira, a integração da universidade com a educação básica foi um ponto de destaque para a conquista do conceito máximo, especialmente em virtude dos projetos desenvolvidos com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tais como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a Residência Pedagógica (RP).

Além dos aspectos já mencionados, o engajamento do corpo docente foi um diferencial importante para a elevação do conceito do curso, particularmente pelas atividades realizadas no Programa de Pós-Graduação em Sociologia, na Revista Humanidades e Educação e no Laboratório de Pesquisas e Práticas Pedagógicas. Essa integração prova que a excelência alcançada no curso também é resultado do perfil dos alunos e alunas formados no curso que hoje atuam tanto na educação básica quanto no ensino superior.

O Curso de Ciências Humanas/Sociologia tem por objetivo formar profissionais em educação capacitados para atuarem de forma interdisciplinar habilitados para planejar, organizar e desenvolver atividades interdisciplinares de docência dos componentes curriculares obrigatórios da área de Ciências Humanas: Geografia, História, Filosofia e Sociologia nos anos finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, e no Ensino Médio. Além de elaborar e analisar material didático, realizar pesquisa em educação e atuar profissionalmente em outras áreas de debate.

Dentro do curso existem atualmente Grupos de Pesquisa e Estudos que buscam promover uma experiência mais profunda nas áreas correlatas ao curso sendo eles, o Grupo de Estudo e Pesquisa Epistemologia e Educação (GEPEE); Território, Desenvolvimento, Gênero e Modernidade (TDEGEM); Religião, Memórias e Trajetórias (MENS MEMINÍ); Grupo de Estudo e Pesquisa Filosofia Social e Teoria Crítica; Estudos de Sociabilidade Urbana (MARRÓIA) e o Centro de Estudos sobre Educação, Terra e Trabalho.

O curso estuda as complexidades e peculiaridades da sociedade humana, dessa forma está direcionado em compreender suas relações, suas criações e os fenômenos sociais, históricos e culturais que a compõem. O ser humano é o objeto de estudo e foco de análise.  A carga horária do curso compreende o total de 3.595 (três mil quinhentas e noventa e cinco) horas, das quais 810 (oitocentas e dez) são dedicadas aos componentes curriculares da base comum; 1.605 (mil seiscentas e cinco) horas destinadas aos conteúdos específicos; 805 (oitocentas e cinco) horas de componentes da prática pedagógica; 60 (sessenta) horas de atividades complementares e 360 (trezentas e sessenta) horas de atividades de extensão.

De acordo com os estudos feitos pelos professores Manoel da Conceição e Agnaldo Silva (2019), o Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia (LCH) do CCIM da UFMA foi criado à esteira do plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) do Governo Federal, sendo implantado no segundo semestre de 2010. No processo de adesão da UFMA ao REUNI, esta universidade apresentou ao MEC a criação de três cursos de licenciaturas interdisciplinares nos campi do interior do Estado do Maranhão: Imperatriz, Bacabal, Codó, Pinheiro, São Bernardo e Grajaú. Trata-se dos cursos de Licenciatura em Ciências Humanas (LCH); Licenciatura em Ciências Naturais (LCN) e Licenciatura em Códigos e Linguagens (LCL).

Neste sentido, a conquista da nota máxima do Curso Ciências Humanas/Sociologia da UFMA Imperatriz representa o reflexo da trajetória e da dedicação dos docentes e discentes do curso em mais de uma década. Assim, ao longo dos anos o curso assumiu como missão, fomentar a transformação social por meio de uma formação crítica e emancipatória, reafirmando assim o compromisso com a formação de professores que possam atuar com efetividade diante dos desafios pedagógicos.

Por: Juliana Santana e Kennedy Mendes

Revisão: Ricardo Alvarenga