Notícias

Pró-Reitor da UFMA apresenta Programa de Modernização no Forplad Nordeste

publicado: 21/03/2025 10h27, última modificação: 21/03/2025 15h35
Pró-Reitor da UFMA apresenta Programa de Modernização no Forplad Nordeste

Nessa quarta-feira, 19, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT), participou da primeira reunião de 2025 do Fórum Regional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad). Durante o encontro, o pró-reitor da PPGT, Marcos Moura, apresentou aos representantes das demais instituições de ensino superior o recém-aprovado Programa de Modernização da UFMA.

Proposto pela administração superior da UFMA, o Programa de Modernização prevê melhorias na infraestrutura, na gestão acadêmica e na inovação tecnológica. Organizado em cinco eixos indissociáveis, cada um focado em aspectos essenciais para a melhoria contínua da Universidade, o programa tem o objetivo de transformar a instituição em um modelo de excelência acadêmica e administrativa.

O Forplad Nordeste é um ambiente fundamental para a troca de experiências e o fortalecimento das universidades públicas, promovendo discussões sobre planejamento estratégico, obtenção de recursos e inovações na administração. Nesse sentido, a apresentação do Programa de Modernização da UFMA sinaliza para um avanço progressivo para as demais Universidades.

Marcos Moura destacou que a apresentação do Programa de Modernização no Forplad é uma ação relevante para compartilhar boas práticas e contribuir para a melhoria do ensino superior no Brasil. “Ainda no mês de fevereiro, o reitor Fernando Carvalho esteve em Brasília e apresentou o programa ao Ministro da Educação e à diretoria executiva da Difes. A partir de então, fomos convidados para compartilhar o programa com as demais universidades. Essa é uma ação importante, pois o Forplad é um espaço de compartilhamento de boas práticas entre as universidades. Especialmente, o programa de modernização tende a contribuir para melhoria do ensino superior no Brasil, principalmente por meio do monitoramento dos indicadores de qualidade alinhados à Matriz Orçamento de Custeio e Capital (OCC)”, ressalta.

O Programa foi amplamente elogiado pelos representantes das demais universidades do Nordeste. A recepção positiva por parte dos demais gestores evidenciou o alinhamento da UFMA com as melhores práticas de governança no ensino superior. Representantes de diversas universidades nordestinas ressaltaram a relevância das propostas e demonstraram interesse em replicar algumas das ações em suas respectivas instituições.

Por: Sarah Dantas

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: