UNIVERSIDADE FM ENTRA NA FOLIA COM A BANDA 106

Programa está prestes a completar 30 anos

A Universidade FM deu a largada no Carnaval 2024, com a estreia do tradicional programa Banda 106, uma espécie de revista carnavalesca, que vai ao ar aos quatro sábados do período pré-carnavalesco, a partir das 18h, com apresentação de Maira Nogueira e produção de Marcelo Brandão.

O programa surgiu na década de 1990, mais exatamente em 96, à época com o jornalista cultural Joel Jacinto, sob coordenação do também jornalista, Zeca Soares, e direção geral da professora do Departamento de Comunicação Social da UFMA, Zenir Pontes. E este ano, apresenta quatro edições (dias 20 e 27 de janeiro, 3 e 10 de fevereiro, finalizando no “sábado gordo” de Carnaval), sempre com muita informação e música.

Segundo a diretora geral da emissora, Profª Josie Bastos, o Banda 106 é um espaço de visibilidade e fortalecimento para o campo da cultura. “A gente tem informações sobre a agenda do carnaval. Então, é excelente, um relevante prestador de serviços para a comunidade, com informações sobre os blocos, ensaios, notas de caráter educativo, informativo, sempre com qualidade de programação, e leveza, que são marcas da nossa querida Rádio Universidade”, disse Josie.

Já segundo o coordenador de Núcleos da 106, o jornalista Paulo Pellegrini, “a proposta é conseguir, em duas horas de programa, aglutinar as informações do momento do carnaval, principalmente o local, que é o ponto forte do programa, com as músicas, os lançamentos, os blocos, as escolas de samba, os grupos carnavalescos locais”, disse.

FORMATO

O Banda 106 exalta a agenda dessas atividades e entrevistas com os personagens do carnaval, porém sem esquecer da cobertura nacional, principalmente dos pontos mais fortes, como as festas de Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Explora todas as potencialidades do Rádio, ou seja, dos diferentes gêneros que o meio pode apresentar, ou seja, é um programa eminentemente musical, característica do FM.

“É o que ouvinte espera. O programa é muito informativo, trabalha com notícias, com boletins, com dicas, com spots educativos, que não pretendem tornar o Carnaval um período mais conservador de cuidados. É claro que o carnaval é um período de brincadeira, de alegria, de festa, mas, justamente por isso requer algum tipo de atenção, principalmente para quem leva crianças, quem dirige. A questão da segurança é importante, então, também tem esse lado. Fala ainda da operação dos órgãos públicos no controle desses eventos, da questão da segurança, ambulância, policiamento, etc.”, reforçou, Paulo.

Segundo o coordenador do Núcleo de Produção, radialista Rildo Corrêa, a partir das demandas dos artistas e grupos carnavalescos, com trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, o programa acaba sendo uma vitrine da produção maranhense.

“A gente entrevista cantores, compositores, que lançam músicas específicas nesse período, a exemplo do programa de estreia, com o César Nascimento, que lançou a música “Fofinho”, que trata do personagem Fofão, abordando a importância desse personagem no Carnaval maranhense. Até o dia 10 de fevereiro, teremos como foco os blocos tradicionais, que são específicos do Maranhão, as nossas escolas de samba”, ressaltou Rildo.

O Banda 106 é mais um programa de responsabilidade do Núcleo de Produção, que também direciona um dos mais importantes e longevos produtos da emissora, o Santo de Casa, aproveitando um trabalho que já realizado durante todo o ano na divulgação de artistas, manifestações culturais e discussão de pautas intrínsecas ao meio artístico-cultural local.

CAMPANHA

A partir do início da nova gestão da Universidade Federal do Maranhão, tendo o reitor Fernando Carvalho à frente, a Universidade FM, sob direção da professora do Departamento de Comunicação Social, Josie Bastos, tem investido na produção de vídeos para as redes sociais.

E uma das primeiras produções foi um vídeo promocional do Banda 106, chamando os internautas e ouvintes da Rádio para o clima de animação carnavalesca.

“Estamos investindo na produção audiovisual nas mídias sociais digitais da Rádio Universidade de forma gradativa, propiciando uma comunicação mais assertiva, com o compromisso de entregar sempre jornalismo de qualidade, informação, cultura e entretenimento. A iniciativa de trabalhar o audiovisual de forma mais descontraída, humanizada, nos aproxima ainda mais do nosso público. Podemos citar as produções de vídeos no período de carnaval. Percebemos uma repercussão muito positiva. Além disso, possibilitou uma maior integração entre a equipe”, disse a coordenadora do Núcleo de Relações Públicas da 106, Sanndila Torres.

HISTÓRIA

O Banda 106 surgiu no longínquo ano de 1996, com o jornalista cultural Joel Jacinto. A Universidade FM era dirigida à época pela professora Zenir Pontes, e coordenada pelo jornalista Zeca Soares.

“O programa surgiu de uma ideia minha e também do jornalista Zeca Soares. Nós ficamos preocupados, porque havia um hiato muito grande entre o Samba Pede Passagem e a programação da noite, em São Luís. Muitas produções estavam chegando em CD, mas ainda tinha o LP”, lembrou, Joel Jacinto.

Segundo o jornalista cultural, São Luís estava passando por um momento bom da música baiana, a axé music. “Aí eu disse: Zeca, vamos também implementar e reforçar divulgação do nosso samba enredo, as nossas músicas de carnaval, como Bicho Terra; os sambas maranhenses, como Regional 310, o próprio Palmares, enfim, para reforçar o nosso carnaval. O Banda 106 era isso. Era para reforçar, para impulsionar a divulgação da música maranhense, e, lógico, brindar os ouvintes com uma programação diferente, de quatro da tarde às oito da noite”, concluiu, Joel.