Notícias
UFMA apresenta inovações em Inteligência Artificial em Brasília
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) apresentou, na última semana, em Brasília, soluções inovadoras em Inteligência Artificial (IA) desenvolvidas pela instituição. O reitor Fernando Carvalho esteve na capital federal com o objetivo de fortalecer parcerias com o Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e outros órgãos estratégicos.
Durante a visita, foram apresentadas ferramentas de IA desenvolvidas na UFMA, como o Sistema Eletrônico de Informações com inteligência artificial e o ChatBot Mara, plataforma de IA generativa criada para facilitar o atendimento e otimizar processos internos. “Apresentamos também o nosso Programa de Modernização de Qualidade da Graduação para a Secretaria de Educação Superior do MEC, traçando novas parcerias e serviços, principalmente na área de inteligência artificial”, destacou o reitor.
📲 Clique aqui e siga o perfil da TV UFMA no Instagram
A UFMA é pioneira entre as instituições públicas de ensino superior do país na implementação de IA no Sistema Eletrônico de Informações, buscando maior agilidade e eficiência nas demandas administrativas da universidade.
Fernando Carvalho ressaltou que a visita a Brasília foi fundamental para fortalecer contatos com diretorias de Tecnologia e Informação de diversos órgãos, visando o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para a administração pública e o ensino superior. “Essas ações são estratégicas para o fortalecimento das universidades públicas como centros de inovação e para aproximar ainda mais a UFMA do que há de mais avançado em tecnologia aplicada ao serviço público”, completou.
A UFMA segue investindo em inteligência artificial como ferramenta para aprimorar a gestão, o ensino, a pesquisa e a extensão, reafirmando seu compromisso com a qualidade e a inovação no ensino superior brasileiro.