Notícias

Programa ensina técnicas de orientação para garantir mais autonomia dentro e fora do campus

UFMA amplia curso de mobilidade para estudantes com deficiência visual

homem-cego-de-vista-lateral-usando-marcas.jpg

Mais segurança e autonomia no deslocamento são os principais objetivos do programa de acessibilidade e mobilidade desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A iniciativa é coordenada pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, pela Diretoria de Acessibilidade e pela subsessão de transcritores em Braile. Atualmente, o programa já beneficia nove estudantes e agora está sendo ampliado para atender um número ainda maior de alunos cegos ou com baixa visão.

📲 Clique aqui e siga o perfil da TV UFMA no Instagram

 

Por meio do curso, os participantes aprendem técnicas que facilitam o deslocamento com independência, como o uso da bengala longa, identificação de pistas sonoras e táteis, além do reconhecimento de pontos de referência dentro e fora do campus. As inscrições podem ser feitas presencialmente na Diretoria de Acessibilidade (DACES), localizada no CEB Velho, ou pelo e-mail braile@ufma.br.

A prioridade de vagas é para alunos cegos, mas estudantes com baixa visão também poderão participar, caso haja disponibilidade. A expectativa é que a ampliação do programa fortaleça as políticas de inclusão e garanta melhores condições de mobilidade para toda a comunidade acadêmica.

Confira a matéria completa.