Notícias

Nova determinação do MEC pretende acelerar processos, modernizar centros acadêmicos e evitar fraudes.

Diplomas de ensino superior passam a ser emitidos apenas em formato digital a partir de julho de 2025

mulher-usando-tecnologia-de-smartphone.jpg

A partir de 1º de julho de 2025, todos os estudantes que concluírem cursos de ensino superior em instituições públicas ou privadas no Brasil passarão a receber seus certificados exclusivamente em formato digital. A determinação é do Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo modernizar os processos administrativos dentro das universidades, além de reduzir o tempo de emissão e entrega dos diplomas, que atualmente costuma gerar longas esperas para os formandos.

📲 Clique aqui e siga o perfil da TV UFMA no Instagram

 

De acordo com o MEC, o diploma digital manterá todas as informações exigidas, como assinatura, data, local de emissão e carimbos de autenticação, garantindo a validade jurídica do documento. O prazo máximo para que as instituições emitam o certificado será de até 60 dias após a solicitação.

A novidade também busca coibir fraudes, já que o novo sistema deve tornar mais seguro o controle e a conferência dos documentos. Para os estudantes, a mudança significa mais agilidade e praticidade, dispensando a necessidade de comparecer presencialmente para retirar o diploma físico.

Com essa medida, o governo federal reforça o compromisso com a digitalização e a desburocratização de processos acadêmicos, acompanhando tendências globais de inovação no setor da educação.

Confira a matéria completa.