TV/UFMA

TV UFMA recebe a visita de alunos do IEMA Tamancão

Os alunos da disciplina eletiva puderam conhecer o funcionamento e estrutura da TV

Na manhã desta quarta-feira (03),  a TV UFMA recebeu a visita de estudantes do  IEMA, da disciplina eletiva "TV Tamancão". Participaram 20 estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio. Na ocasião foram apresentados os dois estúdios de produção jornalística e audiovisual que a TV universitária possui e também as outras áreas como a redação e as salas de edição e direção.

Esse é um projeto piloto que acontece na instituição de ensino  com o  objetivo de mostrar a  produção televisiva não  só no muro das escolas, para os alunos, mas também levar e  apresentar em alguma mostra educativa, festival, com um intuito também no próximo semestre criar um núcleo de audiovisual dentro da unidade Tamancão. “Quando a gente pensou na proposta da eletiva foi justamente trabalhar a comunicação, o engajamento dos alunos trazendo propostas, um olhar investigativo, visualizar aquilo que pode ser trabalhado e estudado, trazendo para uma perspectiva informacional para a escola. Quem sabe futuramente a gente desenvolva e vire um projeto de extensão, estamos dando  os primeiros passos visitando a TV e a rádio,  e os estudantes estão absorvendo o máximo de conhecimento para que a gente leve essa bagagem para nossa escola e consiga desenvolver ali mesmo que de forma inicial a nossa tv escola”, contou a Lidiane professora de Geografia e da eletiva.

Os participantes da eletiva  vão produzir no final  da disciplina uma revista eletrônica, os alunos também foram divididos em núcleo e ao longo da eletiva, eles vão está na produção de roteiro, pauta, edição e filmagem. "Eles foram capacitados pelos próprios alunos do curso de comunicação social da UFMA falando sobre as técnicas audiovisuais e jornalísticas levando em consideração que eles vão precisar de uma noção básica para produzir o material ao longo da disciplina e no final apresentar", explicou o  Rômulo Leal, professor de Sociologia e da disciplina

Os estudantes comentaram  sobre como a visita pode contribuir na disciplina. “A visita além  de agregar muito  conhecimento vai nos ajudar a trabalhar na nossa eletiva. Gostei bastante, principalmente de entender como funciona a TV pública, como realmente é e como ela vai ajudar na sociedade, no estado. Ela tem a liberdade de falar qualquer assunto e isso foi o que mais achei interessante ", comentou a estudante do 1º ano Emanuelle Vitória.

Agende sua visita a TV UFMA

Nossa equipe apresentará a infraestrutura da TV e você poderá esclarecer suas dúvidas em relação ao jornalismo, produção, mídias e conteúdos.