Notícias

Esporte

Três Jogadoras Representam o Maranhão na Copa América de Futebol Feminino

A estreia da seleção brasileira feminina de futebol, sob o comando do técnico Arthur Elias, está marcada para o domingo, 13 de julho, às 21h (horário de Brasília), contra a seleção da Venezuela. A partida será realizada no Estádio Chillogallo, em Quito.

Três atletas nascidas no estado do Maranhão integram o elenco brasileiro convocado para a competição continental: a meio-campista Ary Borges, a zagueira Mariza Nascimento Silva e a goleira Camila Rodrigues.

A abertura oficial da Copa América Feminina está programada para sexta-feira, 11 de julho, após alteração no cronograma anunciada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). A partida inaugural, entre Equador e Uruguai, válida pelo Grupo A, inicialmente marcada para o dia 12, foi antecipada para o dia 11, às 21h (horário de Brasília).

Ariadina Alves Borges, mais conhecida como Ary Borges, tem 25 anos e atua atualmente pelo Racing Louisville FC, dos Estados Unidos. Natural de São Luís (MA), iniciou sua trajetória esportiva ainda na infância, em campos de várzea da capital maranhense. Aos 10 anos, mudou-se para São Paulo, onde começou a desenvolver sua carreira no futebol feminino, incentivada por seu pai. Após uma breve passagem pelo Santos, ingressou no Centro Olímpico, onde realizou sua estreia profissional em 2015, aos 15 anos. Desde então, defendeu clubes como Sport Recife, São Paulo FC e Palmeiras, consolidando-se como uma das principais meio-campistas do cenário nacional.

Camila Rodrigues iniciou sua carreira profissional em 2017, defendendo o Sampaio Corrêa. Posteriormente, atuou pelo Viana antes de se transferir para clubes fora do Maranhão. Acumulou experiências em equipes como Chapecoense, Internacional e Iranduba, antes de assinar com o Santos, em 2020. Atualmente, é goleira do Cruzeiro. Apesar de ainda não ter estreado oficialmente pela Seleção Brasileira, foi convocada em abril de 2025 e esteve no banco de reservas em dois compromissos internacionais: a Finalíssima contra a Inglaterra e o amistoso contra a Alemanha.

Mariza Nascimento Silva, natural de Imperatriz (MA) e com 23 anos de idade, iniciou sua formação esportiva aos 11 anos no clube JV Lideral. Posteriormente, integrou as categorias de base do São José-MA e da Chapecoense, onde foi promovida ao time profissional em 2018. Em 2019, transferiu-se para o Grêmio, clube pelo qual atuou até 2021. Em janeiro de 2022, foi contratada pelo Corinthians, onde se destacou como peça-chave no sistema defensivo, contribuindo para conquistas expressivas, como o Campeonato Brasileiro, a Supercopa do Brasil e a Copa Libertadores da América. Em 2024, foi convocada para a Seleção Brasileira principal, participando da fase de preparação para os Jogos Olímpicos de Paris.