Notícias

JTVUFMA

Conheça o projeto "Digitalização"

O objetivo é promover a ressocialização e reintegração de pessoas privadas de liberdade.

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) criou o  projeto “Digitalização” que promove a ressocialização de pessoas privadas de liberdade e a reintegração para o mercado de trabalho. O projeto foi lançado  pela unidade de ressocialização feminina em São Luís,  e utiliza a mão de obra carcerária para digitalizar os processos públicos produzidos pelas secretarias estaduais do Maranhão.

O  secretário de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão, Murilo Andrade, comentou que essa é a primeira etapa do projeto, em que ocorre toda a  digitalização do  passivo documental do estado  para agilizar os processos e trazer uma economia: “Vai trazer um benefício muito grande ajudando o estado e a sociedade e ao mesmo tempo trabalhando à socialização dos presos”, analisa.

“São ações que diminuem a pena dos presos  e ao mesmo tempo os recuperam e preparam acima de tudo para  quando estiverem em liberdade terem uma profissão", comentou o governador do estado do Maranhão, Carlos Brandão.

De acordo com governador, o objetivo é que todas as secretarias estejam  com seus processos digitalizados até julho de 2024 e que a SEAP além desse projeto, também trabalha com a capacitação  da mão de obra carcerária em diversas áreas. 

"É uma oportunidade que todas nós temos, pelo ao menos me dei essa oportunidade, no entanto eu não sabia o que era digitalização”, contou a participante do projeto. 

A reportagem de Robert Oliveira mostra mais detalhes desse projeto: