Notícias

Maranhão supera média nacional no Índice Criança Alfabetizada 2024

EDUCAÇÃO

Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) apontam que o Maranhão alcançou 60% no Índice Criança Alfabetizada (ICA) de 2024, superando a média nacional, que ficou em 59%. O resultado coloca o estado entre aqueles com melhor desempenho no indicador, que avalia a capacidade de leitura e escrita de estudantes ao final do 2º ano do ensino fundamental.

 

Criado pelo MEC, o ICA tem como objetivo verificar se crianças brasileiras estão sendo alfabetizadas na idade apropriada e identificar lacunas de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, especialmente após os impactos da pandemia de Covid-19. O índice também busca orientar políticas educacionais em todo o país.

 

📲 Clique aqui e siga o perfil da TV UFMA no Instagram

 

 

No Maranhão, 112 municípios atingiram suas metas individuais de alfabetização, o que representa 51,6% do total. A aferição é realizada por meio de uma prova aplicada aos estudantes, que contém 16 questões de múltipla escolha e três de resposta construída, incluindo uma produção textual.

 

O teste avalia habilidades como leitura de palavras, frases e pequenos textos; localização de informações explícitas em textos curtos, como bilhetes e crônicas; e capacidade de inferência em materiais com elementos verbais e não verbais.

 

A alfabetização até o 2º ano do ensino fundamental é considerada uma das metas centrais da educação básica no Brasil. O desempenho do Maranhão neste índice reflete iniciativas conjuntas entre as redes estaduais e municipais, com ações voltadas para a formação de professores, aplicação de avaliações diagnósticas e fornecimento de materiais pedagógicos.

 

O Maranhão possui um programa de cooperação entre diferentes esferas da gestão pública, previsto em decreto de 2019, que atua com foco na alfabetização e na recuperação de aprendizagens nos anos iniciais da educação básica.

 SAIBA MAIS