Notícias

Inscrições abertas para o Prêmio Jovem Cientista 2025

CNPq busca incentiva soluções para a crise climática no planeta
PESQUISA

A 31ª edição do Prêmio Jovem Cientista já está com tema definido: “Resposta às Mudanças Climáticas: Ciência, Tecnologia e Inovação como Aliadas”. A iniciativa, que há mais de quatro décadas valoriza a pesquisa científica e revela novos talentos no Brasil, convida estudantes do ensino médio, graduação, mestrado e doutorado a desenvolverem projetos voltados para um dos maiores desafios do século XXI: a crise climática.

 

Realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o prêmio busca estimular ideias inovadoras que ajudem a enfrentar os impactos ambientais que afetam a sociedade de forma crescente.

 

📲 Clique aqui e siga o perfil da TV UFMA no Instagram

 

 

As mudanças no clima, como o aumento de temperaturas, secas prolongadas, enchentes e eventos extremos, já são realidade em diversas regiões do país. Ciclones no Sul, chuvas intensas em estados como Bahia e São Paulo, além da escassez hídrica em outras regiões, mostram que a emergência climática é um fenômeno que afeta tanto o meio ambiente quanto a vida das populações mais vulneráveis. A edição de 2025 do prêmio propõe refletir sobre esses impactos e pensar soluções sustentáveis, eficazes e inclusivas.

 

Linhas de pesquisa e categorias - Os participantes devem propor projetos dentro de linhas de pesquisa específicas, que variam de acordo com o nível de ensino. Para as categorias “Estudante do Ensino Superior” e “Mestre e Doutor”, as possibilidades de abordagem incluem:

Estratégias de adaptação em zonas vulneráveis e sistemas de previsão climática;

Planejamento urbano sustentável e cidades resilientes;

Tecnologias digitais e inteligência artificial no combate às emissões;

Bioeconomia, economia circular e combustíveis sustentáveis;

Políticas públicas e educação ambiental;

Impactos na saúde pública e prevenção de desastres;

Incêndios florestais e restauração de ecossistemas, entre outros.

 

Já os estudantes do ensino médio podem desenvolver propostas sobre:

Uso sustentável dos recursos naturais na escola e na comunidade;

Desenvolvimento de produtos sustentáveis a partir de resíduos;

Aplicativos e ferramentas para monitoramento ambiental;

Agricultura sustentável e educação para prevenção de desastres;

Impactos das mudanças climáticas na saúde e bem-estar.

 

Inovação com propósito -  Além de valorizar a criatividade e o compromisso com a sustentabilidade, o Prêmio Jovem Cientista também promove o protagonismo de jovens pesquisadores em áreas estratégicas para o futuro do país. A proposta é que ciência, tecnologia e inovação caminhem juntas na construção de um Brasil mais preparado para os efeitos das mudanças climáticas.

 

Estudantes e pesquisadores interessados devem ficar atentos ao edital e ao cronograma oficial da premiação, que será divulgado em breve no site do CNPq e nas plataformas dos parceiros envolvidos.

 

SAIBA MAIS