Notícias
Iniciativa proíbe uso do fogo no período mais seco e aposta em brigadas, monitoramento e educação ambiental
Maranhão reforça combate a incêndios com nova edição do programa Sem Queimadas
O Governo do Estado lançou, em 9 de julho de 2025, a sexta edição do programa “Maranhão Sem Queimadas”, durante solenidade realizada em São Luís. A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, reforça estratégias de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais — especialmente no período de seca —, por meio de ações coordenadas com prefeituras, brigadas municipais e voluntárias
📲 Clique aqui e siga o perfil da TV UFMA no Instagram
Há seis anos em operação, o programa já distribuiu equipamentos como bombas costais e abafadores, oferece capacitação para brigadistas e utiliza tecnologia de ponta — satélite, drones e a Sala de Situação em funcionamento 24 horas, para atuação rápida e eficaz . Nesta edição, destaca-se também o novo decreto estadual que proíbe o uso do fogo no manejo e limpeza de áreas rurais entre 1º de agosto e 15 de novembro, abrangendo todos os 217 municípios maranhenses para prevenir queimadas controladas que fogem ao controle.
Além da presença da SEMA e dos bombeiros, o programa envolve ações educativas e mobilização comunitária, com campanhas em áreas rurais, cursos para produtores e blitz de conscientização. O objetivo é reduzir o número de focos de calor, proteger biomas locais e minimizar riscos à saúde pública, por meio da integração entre poder público e sociedade.
Confira a matéria completa.