Notícias
Reportagem JTV UFMA
Combate ao trabalho infantil
O trabalho infantil ainda é um problema grave na sociedade brasileira, de acordo com a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), em 2016, constatou-se que são mais de 2,7 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, trabalhando de maneira ilegal. Dentro desse número, 60% delas estão nas regiões Norte e Nordeste do país.
O infográfico abaixo explica o tempo dedicado ao trabalho por crianças e adolescentes no Brasil:
Como fazer denúncias
Nem sempre o trabalho infantil é detectado pelas autoridades. A ligação para o Disque 100 é gratuita – o canal encaminha o caso para a rede de proteção.
Outra alternativa é acessar a página de denúncias do Ministério Público do Trabalho.
Os aplicativos abaixo também são importantes ferramentas de denúncia. Clique no ícone para fazer o download gratuito
Proteja Brasil
O Proteja Brasil é um aplicativo gratuito que permite a toda pessoa se engajar na proteção de crianças e adolescentes. É possível fazer denúncias direto pelo aplicativo, localizar os órgãos de proteção nas principais capitais e ainda se informar sobre as diferentes violações.
As denúncias são encaminhadas diretamente para o Disque 100, serviço de atendimento do governo federal. O aplicativo também recebe denúncias de locais sem acessibilidade, de crimes na internet e de violações relacionadas a outras populações em situação vulnerável.
Para baixar:
MPT Pardal
O Ministério Público do Trabalho (MPT) tem a missão de defender os direitos coletivos dos trabalhadores. Alguns exemplos de casos que podem ser denunciados por este aplicativo: fraudes no contrato de trabalho, trabalho escravo, exposição a riscos de acidentes de trabalho ou doenças profissionais, exploração de trabalho infantil, discriminação contra trabalhadores, atos contra a liberdade sindical, etc.
Para baixar:
Entenda mais sobre a realidade do trabalho infantil no Maranhão, na reportagem do JTV UFMA: