Notícias

Balanço de acidentes com postes na capital maranhense

Acidentes-com-veiculos-batendo-em-postes-de-energia-eletrica-1024x717.jpg

Nos cinco primeiros meses de 2025, o Maranhão já registrou 504 acidentes envolvendo postes de energia e iluminação pública. De janeiro a maio do ano passado, foram 741 casos. Apesar da diminuição, esse número continua alto e causa inúmeros prejuízos para a população. Somente no mês de junho deste ano, já foram mais de 60 registros.

A Equatorial Maranhão vem apontando causas recorrentes para os sinistros: pistas molhadas pelas chuvas, excesso de velocidade, uso de celular ao volante e, em alguns casos, motoristas sob efeito de álcool. O impacto dessas colisões vai além do dano material: postes danificados ameaçam a rede de energia, causando interrupções de luz por várias horas, além de risco de choque elétrico para motoristas, pedestres e moradores.

 

📲 Clique aqui e siga o perfil da TV UFMA no Instagram

Vale ressaltar que a responsabilidade pelos custos de manutenção ou reparo de postes da rede elétrica pode recair sobre o causador do dano, seja pessoa física ou jurídica. Os custos para a troca de um poste podem variar de R$ 3 mil a R$ 44 mil, dependendo dos componentes danificados na colisão. O valor depende das condições da estrutura atingida, do tipo de poste, dos equipamentos instalados nele e da carga de energia interrompida na área afetada. Quando é possível identificar o condutor ou o proprietário do veículo, ele é responsabilizado pelos danos causados ao patrimônio da concessionária.

SAIBA MAIS