Notícias

Notícias

Aumenta o número de registros de animais silvestres em áreas urbanas na capital

jiboia.jpg

Entre os meses de janeiro e julho de 2025, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) registrou aproximadamente 1.335 ocorrências relacionadas à captura de animais silvestres na região metropolitana de São Luís. Com destaque para a predominância de serpentes da espécie Boa constrictor (jiboia).

Além das jiboias, os registros incluíram outras espécies da fauna silvestre, como cutias, macacos, jacarés e enxames de abelhas. De acordo com o CBMMA, a presença desses animais em áreas urbanizadas está diretamente associada à busca por alimento e abrigo, bem como à degradação dos habitats naturais, intensificada pela expansão urbana desordenada. Construção de supermercados e condomínios em locais habitados por estes animais, sem a preocupação da construtora em realocá-los. Esse processo obriga a fauna silvestre a migrar em busca de condições mínimas para sua sobrevivência.

Embora a presença de serpentes possa causar temor à população, as jiboias em particular, não oferecem risco direto, uma vez que não são peçonhentas. As jibóias alimentam-se predominantemente de pequenos animais como ratos e passarinhos. Atacam seres humanos apenasao sentirem-se ameaçadas. As ocorrências são mais frequentes em bairros situados nas proximidades de áreas de mata e proximidades. Diante da aparição de qualquer animal silvestre em ambiente urbano, a orientação das autoridades é evitar qualquer tipo de aproximação ou tentativa de captura, acionando imediatamente o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193.