Notícias
Segunda do Português: "Possuir"
POSSUIR
Hoje vamos falar da impropriedade vocabular que recai sobre o verbo “possuir”, que uma parcela significativa da sociedade utiliza erroneamente. Observe, no exemplo abaixo, como se dá esse uso errado do verbo:
O planeta Saturno possui 82 luas.
O sentido real do verbo “possuir” é “ter a posse de algo”, “ter como propriedade”.
- No dicionário, encontramos o significado de “posse”: (1) ato ou efeito de se apossar de alguma coisa; propriedade; (2) estado de quem possui uma coisa, de quem a detém como sua ou tem o gozo dela.
Ora, com essa explicação, fica claro que o verbo “possuir” não pode simplesmente ser usado como substituto de “ter”, como a maioria o faz. Por exemplo, pode-se dizer que “o paciente tem febre moderada”, mas fica estranha a forma “o paciente possui febre moderada”, porque ele não tem posse da febre, a febre não é propriedade dele.
Da mesma forma, não é correto dizer “aquela garota possui muitas sardas no rosto”, uma vez que as sardas fazem parte de seu corpo, e não são propriedade sua. Nesse caso, o certo é dizer “aquela garota tem muitas sardas no rosto”.
Fica claro, então, que, para se usar o verbo “possuir”, é preciso que haja a relação de posse, mas, nos anúncios imobiliários, divulga-se que “os apartamentos possuem três suítes”, como se elas pertencessem ao imóvel. Na verdade, as suítes integram o imóvel, portanto o correto é escrever “os apartamentos têm três suítes”.
Não se pode usar o verbo “possuir” também em relação a animais, uma vez que o ser humano é o único ser do planeta que acumula propriedades. Por isso não diga “nossa cachorrinha possui uma casinha de madeira”, porque o proprietário da casinha é você. Da mesma forma, incorre-se em erro quando se diz “nossa cachorrinha possui olhos azuis”, porque os olhos não são propriedade dela, portanto o certo é “nossa cachorrinha tem olhos azuis”.
Você também não deveria dizer que “a Bandeira do Brasil possui 27 estrelas”, uma vez que as estrelas são parte integrante do símbolo nacional. A forma correta é “a Bandeira do Brasil tem 27 estrelas”
Mas o uso do verbo “possuir” com instituições também é correto, porque, afinal de contas, elas são “pessoas jurídicas”. Logo não titubeie na hora de dizer “O hospital possui quatro UTIs pediátricas”, pois, nesse caso, não se está falando do edifício, e, sim, da instituição, que tem personalidade jurídica. No entanto, se se disser “o prédio do hospital possui quatro UTIs pediátricas”, estar-se-á cometendo um erro, pois o prédio não acumula propriedades; a instituição, sim.
Vamos corrigir, então, nosso exemplo inicial:
O planeta Saturno tem 82 luas.
Envie críticas e sugestões para esta coluna pelo e-mail dcom.sce@ufma.br
Acesse as edições anteriores da coluna “Segunda do Português”.
Revisão: Jáder Cavalcante