Rádio Opinião entrevista o coordenador do Departamento de Câncer de Pênis da Sociedade Brasileira de Urologia para falar sobre a enfermidade, que avança em 2022

publicado: 09/02/2022 09h12, última modificação: 09/02/2022 14h48

O quadro Rádio Opinião, da Rádio Universidade FM 106,9 de terça-feira, 8, entrevistou José Calixto, médico do setor de Urologia do Hospital Universitário da UFMA e membro do Departamento de Câncer de Pênis da Sociedade Brasileira de Urologia, em que falou sobre o câncer de pênis. No encontro, comentou o perigo da doença, a importância da higiene e locais de tratamento em São Luís.

A data de 4 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer, iniciativa global da União Internacional para o Controle do Câncer (Uicc), com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Fevereiro também foi instituído pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) como o mês de prevenção de diagnóstico de câncer de pênis.

O câncer de pênis é um tumor que atinge com maior frequência as regiões Norte e Nordeste, tornando-se um problema grave no país, por questões da educação sociocultural da população masculina, especialmente que está alocada no interior dos estados, segundo o médico. A doença pode ser evitável com uma boa higiene, completou: “A higiene é sempre fundamental e após relação sexual, principalmente”.

O Maranhão lidera o ranking de câncer de pênis e vive a triste realidade de amputações, por causa da inflamação crônica que ocasiona. Um estudo da sociedade brasileira, verificou que o homem consegue ter atendimento médico no Brasil para este problema após um ano de tentativa. Em São Luís, o Hospital Universitário Presidente Dutra mantém várias pesquisas de ponta referentes ao assunto e é um dos que mais recebem os homens com essa doença.

A campanha de prevenção já tem mais de 30 anos e, nos dados levantados, em 2020, houve uma redução de casos, pois, em 2021, foram 1.700 registros da doença, porém, agora em 2022, os casos estão avançando, em comparação com 2020.

Veja a entrevista completa do site da Rádio Universidade FM 106,9:

Por: Hemylly Mendes

Produção: Marcos Paulo Albuquerque