Educação a distância

publicado: 20/09/2022 09h49, última modificação: 20/09/2022 12h19
Projeto UFMA Virtual lança programa de promoção e desenvolvimento de políticas inovadoras e integradoras de tecnologias digitais.jpeg

Em sua crescente evolução institucional, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) contabiliza, a cada semestre, resultados de excelência. Entre os principais avanços, estão as melhorias da infraestrutura acadêmica e da qualificação de professores, o fortalecimento da produção, a democratização de conhecimentos e a formação de novos profissionais para o mercado de trabalho pelo ensino presencial e pela educação a distância.

Com previsão para novembro deste ano, a UFMA, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação – DTED-UFMA, lançará um novo projeto para fortalecer a política nacional de formação profissional e tecnológica e a promoção à cidadania digital. É o UFMA Virtual, um projeto de fluxo contínuo nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação , desenvolvido por meio da educação a distância. Visa à contínua promoção e ao desenvolvimento de ações integradoras e inovadoras de tecnologias digitais na UFMA.

Iniciativa proposta e gerenciada pela DTED-UFMA, o projeto UFMA Virtual tem parceria institucional com as pró-reitorias de Extensão e Cultura; Ensino; Gestão de Pessoas; Planejamento, Gestão e Transparência; Superintendência de Tecnologia da Informação; Superintendência de Comunicação e Eventos, Diretoria Integrada de Bibliotecas da UFMA e da Fundação Josué Montello.

A diretora de Tecnologia na Educação da UFMA, professora Dra. Ana Emília Figueiredo de Oliveira, informou que o projeto abrangerá todos os câmpus da Universidade, o Estado do Maranhão, , todo o território nacional e países de língua portuguesa que possuam convênio vigente com a UFMA. Contemplará as áreas de conhecimento das Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes e Ciências Multidisciplinares”, anunciou.

O projeto terá ainda coordenação geral da Profa. Dra. Christiana Salgado e supervisão de Oferta e Marketing Educacional do Prof. Dr. Rodolfo Viana. Segundo a coordenadora geral,  uma das primeiras ações do projeto em desenvolvimento é a produção e oferta de cursos MOOCs (Massive Open Online Courses) com recursos próprios da UFMA na modalidade a distância, bem como desenvolver um programa formativo em EaD para os professores da Universidade, almejando que esses profissionais desenvolvam seus próprios cursos MOOCs.

“O UFMA Virtual é um projeto Institucional da Diretoria de Tecnologias na Educação focado no desenvolvimento e na implantação de políticas e ações relacionadas ao ensino a distância, assim como o aperfeiçoamento pedagógico, técnico e científico por meio de tecnologias da informação e comunicação”, observou  Camila Pontes,coordenadora administrativa e de projetos do UFMA Virtual.

“Somos uma equipe multidisciplinar que atua nas esferas de Tecnologias da Educação, Tecnologia da Informação, Saúde, Gestão, Comunicação e Design com objetivo de nortear, divulgar e coordenar as ações do UFMA Virtual. Desejamos, por meio deste novo projeto da UFMA, proporcionar uma experiência de aprendizagem singular e saudamos a todos os nossos estudantes de diversas origens e culturas”, acrescentou a Professora Dra. Ana Emilia Figueiredo.

“As transformações advindas do processo de globalização impulsionaram a incorporação de tecnologias da informação e comunicação (TICs) nas Instituições de Ensino Superior no Brasil, impelindo a readequação de suas práticas e métodos de formação continuada por meio da criação de novos espaços de produção e disseminação de conhecimento. Diante da dinamicidade desse contexto, é fundamental que o profissional se adapte a esses modelos de aprendizagem e ensino contemporâneos”, afirmou o professor Dr. Rodolfo Viana.

No bojo dessas mudanças tecnológicas, há o crescimento da Educação a Distância (EaD), processo de ensino bastante difundido e validado, oferecendo um ambiente interativo, intuitivo e favorável para o compartilhamento de experiências e saberes, em uma estrutura flexível e de funcionamento próprio. Dessa forma, é premente a adequação das TICs aos projetos político-pedagógicos, a fim de capacitar e atualizar os profissionais.

“Nesse contexto, o Projeto UFMA Virtual, atendendo às exigências do mercado de trabalho, objetiva a promoção e o desenvolvimento de ações inovadoras de ensino e pesquisa que integrem tecnologias digitais à UFMA, oferecendo qualificação contínua a profissionais do estado, do Brasil e de países de língua portuguesa conveniados com a Universidade”, concluiu Christiana Salgado.

Por: DCom