Notícias
Programa de Pós-Graduação em Sociologia oferece 25 vagas para o respectivo Mestrado Acadêmico
Com duas linhas de pesquisa, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Maranhão abriu 25 vagas para o curso de Mestrado Acadêmico em Sociologia, por meio do Edital AGEUFMA Nº 68/2021, no dia 30 de setembro. As vagas são destinadas exclusivamente para graduados(as) em Ciências Sociais e/ou demais áreas do conhecimento científico, de acordo com o Edital. As inscrições vão até 29 de outubro de 2021.
As duas linhas de pesquisa são 1. Questões urbanas e rurais: Etnia, cultura, identidade, alteridades e territorialidades e; 2. Instituições, construção e reprodução social das diferenças: educação, poder, sociabilidades, ações coletivas e representações sociais.
O Curso de Mestrado em Sociologia, na modalidade acadêmica, com duração regulamentar de vinte quatro meses, será integralizado com o cumprimento de disciplinas e atividades obrigatórias e optativas, totalizando trinta e duas unidades de crédito, ou quatrocentos e oitenta horas de aula, incluindo a elaboração da dissertação, conforme Regimento Interno do Programa
As inscrições do processo seletivo deverão ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFMA (SIGAA-UFMA), no endereço eletrônico https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S.
O candidato deverá preencher o formulário de inscrição do processo seletivo do Mestrado em Sociologia e enviar a documentação completa relacionada no item 5.2 do Edital AGEUFMA 68/2021. Os documentos devem ser anexados como arquivos virtuais legíveis em formato Portable Document Format (PDF), cada um com no máximo 5 MB de capacidade.
A seleção ocorrerá no período de 9 de novembro de 2021 a 21 de janeiro de 2022, adotando-se como modalidades de avaliação, de caráter eliminatório e classificatório: análise do anteprojeto de pesquisa; prova oral de conhecimentos; defesa oral do anteprojeto e entrevista; e, análise de currículo.
Por: Lúcio Silva - Ageufma
Revisão: Jáder Cavalcante