Mestranda de Letras apresenta seu poema intitulado “O Mar”, no Prêmio Literário Amei 2021

publicado: 18/08/2022 13h43, última modificação: 18/08/2022 23h05
O poema foi publicado na Coletânea Poetas Maranhenses, sob a edição da Viegas Editora.
Mestranda de Letras apresenta sua poesia intitulada “O Mar”, no Prêmio Literário Amei 2021.jpg

Formada em Letras na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Maranhão, com a linha de pesquisa Estudos Teóricos e Críticos em Literatura, a ludovicense Gabriela Lages Veloso, de 24 anos, é poetisa, escritora, colunista da Revista Sucuru, editora do Núcleo Poético de divulgação feminina — Sociedade Carolina, além de membra do projeto “Entre Vasos y Versos”, que tem a participação de escritores de diversas nacionalidades. Ela também já colaborou com coletâneas e revistas — tanto nacionais como internacionais.

Neste ano de 2022, durante a cerimônia do prêmio da Associação Maranhense de Escritores Independentes (Amei) 2021, que ocorreu no dia 10, na Amei, localizada no São Luís Shopping, em comemoração ao Dia Estadual da Literatura Maranhense, Gabriela, finalista na categoria Poesia, apresentou o poema de sua autoria intitulado “O Mar” . Para ela, esse prêmio é um grande incentivo aos novos talentos da literatura maranhense, a qual ainda precisa, sem dúvida, de mais visibilidade e valorização.

Gabriela comentou que ficou feliz e honrada com a publicação do seu poema na Coletânea Poetas Maranhenses, organizada pela Amei em parceria com a Viegas Editora, e disponível para aquisição na própria Amei. “A Coletânea é uma linda obra que contém vários poemas, os quais descrevem o Maranhão e as belezas naturais que há nele”, exaltou. Além disso, explicou que a capa dessa obra, registrada pelo fotógrafo David Sousa, da cidade de Caxias, é a reprodução de um quadro de 1865, de autoria do pintor francês Édouard Vienot, que representa o poeta Gonçalves Dias.

Ela ingressou no mestrado do PPGLetras da UFMA este ano. “A área de Letras abriu um novo universo para mim, a escrita literária”, disse com orgulho. A poetisa deu início à sua criatividade de escrita em 2019, ainda durante a graduação de Letras na Uema. Já em 2020, teve a sua primeira publicação na Revista Intransitiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o conto “O Relicário”. “Para mim, o mestrado em Letras da Universidade está me proporcionando uma ótima experiência. Ele tem me levado a novos conhecimentos e agregado valores à minha vida acadêmica e à minha carreira literária”, completou.

A literatura, para a mestranda, é uma forma de expressão artística à formação cultural da cidadania. “Como bem já afirmou o poeta, tradutor e jornalista brasileiro, Mário de Miranda Quintana, ‘livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas’”, concluiu.

Mestranda de Letras apresenta sua poesia intitulada “O Mar”, no Prêmio Literário Amei 2021 (1).jpg

A data escolhida para realizar o Prêmio Amei 2021, 10 de agosto, é uma homenagem ao aniversário do advogado, jornalista, etnógrafo e teatrólogo brasileiro Antônio Gonçalves Dias, que também foi um grande poeta e escritor da literatura maranhense.

Saiba +

Fundada em 2016, a Associação Maranhense de Escritores Independentes (Amei) surgiu do desejo de diversos escritores emancipados, com presença na primeira Feira do Livro do Autor e Editor Maranhense – criado como um marco de resgate e renovação de Atenas Brasileira – onde esses autores puderam voltar a ter vez e voz no espaço cultural.

Em abril de 2017, a Amei fundou a primeira Livraria, 100% maranhense, com mais de 1.400 títulos expostos. Atualmente, conta com mais de 2.000 obras em exposições. Também foi inaugurado um Espaço Cultural, ambiente onde se apresentam mais de sessenta eventos artísticos-culturais, de forma gratuita, por mês, a fim de promover a cultura popular do Estado do Maranhão.

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro