Lançado o livro “A cidade nas literaturas de Língua Portuguesa: imagética, plural, transfigurada”, organizado por professoras de Letras da UFMA e da UEMA

publicado: 26/04/2021 20h38, última modificação: 26/04/2021 21h22

O livro “A cidade nas literaturas de Língua Portuguesa: imagética, plural, transfigurada”, lançado no dia 21 de abril pelo Google Meet e publicado pela Editora Cancioneiro, é uma coletânea organizada pelas professoras do curso de Letras Márcia Manir Miguel Feitosa, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e Silvana Maria Pantoja dos Santos, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). No livro, há também um capítulo produzido pelo professor de Letras da UFMA José Dino Cavalcante.

A coletânea é fruto de parcerias estabelecidas entre pesquisadores do Brasil e de Portugal, cujos olhares se voltam para a representação da cidade nas literaturas de língua portuguesa. Com base em articulações teórico-ficcionais, os trabalhos reportam-se a diferentes cidades e contextos históricos que evidenciam nuances urbanas nas suas mais variadas especificidades: cartográfica, social, imaginária e simbólica.

A professora Márcia Manir Miguel Feitosa relata que a ideia da obra surgiu com base em estudos no espaço literário de ambas as organizadoras. “Tivemos a ideia de compor essa coletânea tendo em vista a importância dos estudos das cidades, principalmente da literatura moderna e contemporânea, nas quais sofrem transmutações, reconfigurações, pluralidades e diversidades. O livro tem uma contribuição de diversos professores que trabalham com essa temática, tanto em nível nacional como internacional”, informou.

Adquira o livro físico ou e-book

Por: Talita Farias

Produção: Laís Costa