Notícias

Gestores do HU-UFMA visitam complexo hospitalar da UFPA

publicado: 26/07/2021 17h40, última modificação: 26/07/2021 22h22

Vivemos em um mundo com uma grande carga de poluição sonora, que pode nos levar a uma exposição excessiva de ruídos desnecessários, ocasionando problemas auditivos que muitas vezes são limitantes. Hoje, no Brasil, a perda auditiva já se tornou um problema de saúde pública, e, de acordo com o último censo do IBGE (2010), cerca de 9,7 milhões de brasileiros declararam ter deficiência auditiva (5,1%). A deficiência auditiva severa foi declarada por mais de 2,1 milhões de pessoas. Destas, 344,2 mil são surdas e 1,7 milhão de pessoas têm grande dificuldade de ouvir.

Pensando em mudar essa realidade em nosso estado, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh/MEC) vislumbrou uma possível parceria com o Hospital Universitário Betinna Ferro de Souza (HUBFS) do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA). Por isso enviou, na quarta-feira, 21, o gerente de Atenção à Saúde, Dyego Brito, e a médica otorrinolaringologista Janaina Bentivi.

A parceria junto ao Complexo Hospitalar da UFPA possibilitará a realização de cirurgias de mastoide (osso localizado atrás da orelha, que, em casos de inflamação crônica, pode-se indicar o tratamento cirúrgico). O objetivo é reduzir a fila de espera pelo procedimento, garantir uma melhor qualidade de vida a esses pacientes e proporcionar aperfeiçoamento técnico da equipe clínica e cirúrgica do hospital, além de uma melhor formação aos residentes.  

Segundo Dyego Brito, na visita, foi discutida a possibilidade da realização de mutirões com profissionais dos dois hospitais. “Encontramo-nos com a superintendente e o chefe da Unidade de Otorrinolaringologia do Betinna Ferro e discutimos a possibilidade do intercâmbio entre os hospitais, com a assessoria técnica dos profissionais do Betinna para atender à demanda do HU-UFMA por esse tipo de cirurgia. A ideia é iniciar com a avaliação dos pacientes que estão na fila, repetir o pré-operatório caso seja necessário, selecionar os pacientes para essa sequência de cirurgias. Elas devem ocorrer em formato mutirão, entre dois e três dias, com previsão para o mês de setembro.” 

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, destacou a importância da parceria. “A possibilidade de concretização dessa colaboração entre os hospitais será de fundamental importância para a ampliação da oferta de serviços à comunidade. Estamos felizes e esperamos ter êxito, pois o apoio possibilitará a melhoria da qualidade do serviço e ampliação do atendimento.”

Em tempo:

Os gestores aproveitaram a viagem para visitar, na quinta, 22, o Hospital Geral do Exército em Belém, atendendo a um pedido do comandante da 8ª Região Militar, general de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro, que esteve em São Luís no evento de cessão de um dos prédios do Exército ao HU-UFMA. Durante a visita, os gestores apresentaram a estrutura e o funcionamento do HU-UFMA e foi discutida, junto com o diretor técnico e o chefe da divisão médica do Hospital do Exército, a possibilidade de troca de experiências sobre o modelo assistencial das duas instituições e discussão de casos clínicos entre as equipes. 

Publicado originalmente em 22/07/21, no site do HU-UFMA.

Por: Alexsandra Jácome/Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: