Dezoito alunos do curso de Educação Física se formam em colação de grau especial do Parfor, em Maracaçumé

publicado: 19/05/2021 10h01, última modificação: 19/05/2021 15h26

No sábado, 15, ocorreu a cerimônia de colação de grau virtual especial do Programa de Formação de Professores para Educação Básica (Profebpar), oriundo do Plano de Ações Articuladas para Formação de Professores (Parfor), do curso de Licenciatura em Educação Física em Maracaçumé, referente ao semestre letivo 2020.1. Na solenidade, 18 alunos receberam o grau. Estiveram presentes a pró-reitora de ensino, Isabel Ibarra; o secretário municipal de educação, Fladimir França Flores; o secretário municipal de Administração, Arnaldo Oliveira Silva; e o coordenador geral do Parfor, José Carlos de Melo.

A oradora oficial da cerimônia, a discente Angela Charlene de Sousa Silva, discursou sobre as dificuldades e a união da turma. “Movimentamos as escolas com nossos estágios supervisionados. Apresentamos vários esportes, fizemos vários festivais, apresentamos um jeito novo de ensinar a educação física. Passamos por grandes desafios, saímos da nossa zona de conforto e fomos estagiar em cidades vizinhas. Deixamos nossas casas, filhos, companheiros para estarmos aqui, colhendo essa vitória”, contou a graduanda.

O paraninfo oficial da outorga de grau, Eder Rodrigo Mariano, relatou com emoção a conquista e a honra de representar o corpo de docentes. “Este é um momento de glória, satisfação, alegria e muita emoção. Sabemos que vocês vivenciaram intensamente a formação acadêmica, momentos de imensa alegria e momentos de desconsolo e agonia, momentos de êxtase e paixão, e momentos de aflição. Foram momentos de muita aprendizagem, foram momentos de superação e de muita entrega”, proferiu.

Em seu discurso, a pró-reitora de Ensino apontou a formação como um momento de conquista também para a instituição, que ofereceu condições para um ensino de qualidade aos formandos. “Agora é um momento de agradecer: aos professores, técnicos, coordenadores do Parfor, e aos colegas de turma pela partilha de experiências e conhecimentos. Agradecer também a vocês por terem insistido em permanecer na universidade até o fim desse ciclo, enfrentando muitas realidades adversas. Mas vocês ficaram, e agora colhem os frutos desse esforço”, discursou.

A cerimônia foi realizada em memória de Márcia Cristina da Cunha. A colega de turma foi lembrada com emoção e zelo pelos companheiros de classe e professores.

Confira a Colação de Grau na íntegra:

Por: Andressa Algave

Produção: Marcos Paulo Albuquerque