Notícias
Curso de Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa da UFMA aprova curso de especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Outras Linguagens
O curso de Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa do Câmpus de São Bernardo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) divulgou a aprovação da Pós-Graduação (Especialização) em Ensino de Língua Portuguesa e Outras Linguagens. O curso acolherá egressos de Linguagens e Códigos, assim como docentes da área de ciências humanas, especificamente da área de letras, que estejam e/ou atuem na região do Baixo Paranaíba Maranhense e se interessem pelas linhas de pesquisa do referido curso.
De acordo com a coordenadora do curso de especialização, Eliane Pereira, o colegiado reuniu-se para discutir, em primeiro momento, o perfil de uma proposta de especialização que atendesse às necessidades do curso, considerando as realidades da região do Baixo Parnaíba Maranhense e o perfil de egressos da área, além dos resultados da socialização das experiências dos programas PIBID e Residência Pedagógica, observando as práticas de ensino e às necessidades formativas para professores de língua portuguesa em efeito exercício.
Após as análises, foi iniciado a elaboração da proposta da especialização, bem como os debates para definir o seu perfil. A proposta foi aprovada inicialmente pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), onde seguiu para aprovação no conselho de Centro e, posteriormente, aprovada pela Ageufma com a Resolução Nº 3.424-CONSEPE, 13 de maio de 2024.
Eliane ressalta o compromisso de promover uma formação teórica e prática abrangente sobre o ensino de língua portuguesa e literatura, destacando a importância da reflexão sobre metodologias de ensino que incluam diversas ferramentas de ensino, sobretudo as tecnologias digitais.
“Durante todo o processo, procuramos nos manter coerentes com o objetivo do curso que é promover uma formação teórica e prática acerca do ensino de língua portuguesa e de literatura, a partir da reflexão sobre metodologias de ensino que contemplem os multiletramentos, inclusive, aqueles decorrentes do uso das tecnologias digitais nas práticas linguageiras de leitura e de escrita, nas diferentes esferas da comunicação: literária, jornalística, artística. Além de contribuir para ampliar o escopo de acesso à educação pautada nos parâmetros de desenvolvimento educacional no Baixo Parnaíba Maranhense. Considerou-se, para tanto, as novas diretrizes para a educação nacional no tocante a área de linguagens e suas tecnologias, por meio da implementação da BNCC e de um trabalho interdisciplinar, o que fomentará uma formação, em nível de especialização, significativa, atual e impactante para as realidades nas quais os(as) futuros(as) especialistas atuarão” pontua.
A professora ainda destaca a importância da aprovação e do curso para a Universidade. “O Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Outras Linguagens configura-se como uma importante ação da UFMA, especificamente para a região do Baixo Parnaíba Maranhense, com o intuito de potencializar as demandas sociais, em termos de oferta de formação continuada em âmbito Lato Sensu. Considerando a existência, há mais de uma década, do Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos Língua Portuguesa (LCLP) nesta região, a oferta de formação continuada para o público egresso do referido curso é muito necessária. Ainda nessa esfera, reconhecemos o impacto que o curso de especialização terá na potencialização da qualidade da educação básica ofertada na rede pública de ensino da região, uma vez que os(as) professores(as) terão a oportunidade de revisitarem, expandirem e aprimorarem suas práticas pedagógicas de sala de aula, em um processo constante de ação, reflexão e ação”.
Sobre o curso
O curso terá três linhas de pesquisa que se concentrarão em metodologia do ensino de língua portuguesa, literatura e formação de leitores, língua portuguesa e outras linguagens.
A especialização em Licenciaturas Interdisciplinares tem como público-alvo discentes egressos do curso de Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa, como também dos demais cursos interdisciplinares. A iniciativa visa fortalecer uma formação continuada embasada na interdisciplinaridade.
A proposta é integrar essas diferentes áreas para ministrar os componentes curriculares, com o objetivo de formar professores de Língua Portuguesa sensíveis às diversas manifestações semióticas da língua e aptos a dialogar com outras áreas do conhecimento.
Segundo a coordenadora do curso, essa abordagem visa acompanhar os processos contemporâneos de ensino e aprendizagem, colocando o aluno como protagonista do processo. Dessa forma, a interdisciplinaridade se torna não apenas uma ferramenta pedagógica, mas sim um princípio norteador para uma formação mais ampla e contextualizada.
O edital para inscrições da primeira turma está previsto para ser lançado no segundo semestre deste ano.
Por: Karina Soares
Produção: Ingrid Trindade