Notícias

Começou, na terça-feira, 13, o "III Seminário Ciência Cine Guarnicê"

publicado: 14/06/2023 12h30, última modificação: 15/06/2023 10h59
Evento se estende até o dia 15 de junho. Neste ano, o tema abordado é "O audiovisual como arte, indústria e entretenimento"
Começou, na terça-feira, 14, o "III Seminário Ciência Cine Guarnicê"

Com objetivo de incentivar e desenvolver o debate acadêmico sobre o audiovisual, dentro do 46° Festival Guarnicê de Cinema, está sendo realizado, em formato híbrido, o "III Seminário Ciência Cine Guarnicê". O evento, que já está em sua terceira edição, foi iniciado na manhã dessa terça-feira, 13, no Cineteatro Aldo Leite, localizado no Palacete Gentil Braga, e se estende até o dia 15 de junho, quinta-feira. Neste ano, o tema abordado é "O audiovisual como arte, indústria e entretenimento".

Anualmente, o projeto conta com momentos de discussão e troca de saberes, além da formulação de livro (e-book), que reúne todos os principais tópicos defendidos durante os encontros. As coletâneas já contaram com 5 e 9 artigos, referentes aos anos de 2021 e 2022, respectivamente. Agora, as obras já organizadas foram publicadas. "O objetivo é que, a cada Seminário, nós tenhamos um livro para guardar a memória da discussão" afirmou o vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos.

"Para nós, é uma alegria muito grande estar sempre inovando e renovando o Festival. Fazemos isso atraindo novos públicos, trazendo a academia para perto, buscando visibilizar o olhar dos professores e pesquisadores dentro do eixo da cultura", disse Roselis Câmara, coordenadora do Guarnicê. Ela também agradeceu ao público que, recorrentemente, acompanha o Festival e torna possível a realização de iniciativas tão bonitas e marcantes quanto essa, em defesa da arte e da democracia.

A conferência de abertura do evento foi ministrada pelo escritor, jornalista e cineasta Joaquim Haickel, promovendo diálogo sobre o processo criativo na indústria do audiovisual.

Ele debateu diversos temas, como importância dos meios de comunicação, papel dos sentidos para a experiência artística e criação de personagem. O encontro contou também com exibição de curta-metragem e declamação de poemas do autor. Ao final, houve o encerramento da programação matinal com um momento de dança portuguesa.

Confira o e-book de 2021

Confira o e-book de 2022

Acompanhe a programação do evento

Por: Júlio César

Fotos: Sarah Dantas

Produção: Sarah Dantas

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: