VISITAS TÉCNICAS AOS CÂMPUS

Câmpus de Chapadinha recebe visita técnica da Sinfra e da Proaes para conhecer demandas e viabilizar melhorias no Centro

publicado: 23/02/2024 13h33, última modificação: 23/02/2024 13h33

O Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh) recebeu, na tarde de ontem, 22, a visita técnica de uma equipe da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) para identificar as necessidades do CCCh e discutir demandas relativas ao ano letivo de 2024. A comitiva foi recepcionada pelo diretor em exercício, professor Cláudio Gonçalves, pelo diretor Marcos Bomfim e por técnicos, professores e lideranças estudantis.

Durante a visita, os representantes da Sinfra vistoriaram diversos espaços e instalações do Câmpus de Chapadinha, como banheiros, salas de aula, biblioteca, restaurante universitário, laboratórios, quadra de esportes, além dos prédios de pós-gradução e uma fazenda.

De acordo com o superintendente de infraestrutura, Guilherme Abreu, a prioridade é desenvolver ações em todos os câmpus até o início das aulas, principalmente, nas coberturas dos prédios, nos banheiros e na parte de refrigeração. No caso de Chapadinha, Guilherme afirmou que os maiores problemas detectados pela equipe estão na cobertura e na parte elétrica. “Precisamos fazer uma revisão na cobertura de todos os prédios do CCCh e também na parte elétrica que, em alguns setores, precisa ser redefinida, para que possamos ter uma energia de qualidade aqui no câmpus”, declarou.

O diretor em exercício do Câmpus de Chapadinha, Cláudio Gonçalves, considerou a visita técnica da Sinfra uma boa oportunidade para visualizar os problemas e garantir as melhorias necessárias para o CCCh. “É um momento bastante significativo, uma vez que o pessoal da Sinfra está conhecendo de perto quais são as nossas demandas principais, o que pode viabilizar melhorias em todos os setores da Universidade, principalmente, no atendimento aos alunos, assim como nos projetos de ensino, pesquisa e extensão”, afirmou.

Já o diretor Marcos Bomfim destacou o apoio da Administração Superior em relação ao Câmpus de Chapadinha. “Nós enxergamos, nessa inciativa da Sinfra, um compromisso da Administração Superior, no sentido de buscar agir eficientemente para recuperar esses espaços, principalmente aqui no CCCh, que tem áreas muito espalhadas. São espaços com as mais variadas condições, de forma que somente uma avaliação in loco permite implementar respostas mais efetivas”, pontuou.

Ações estudantis - Os integrantes da Proaes se reuniram com os alunos Max Almeida, diretor do Conselho Estudantil Universitário do CCCh; Dayra Costa dos Santos, vice-diretora do Centro Acadêmico em Ciências Biológicas; e Sthefany Silva, presidente da Atlética Acadêmica Desportiva do Curso de Ciências Biológicas. Na pauta, foram debatidos suporte às atividades culturais e aumento na oferta de bolsas e auxílios para a comunidade discente do CCCh.

Para Max Almeida, o diálogo com a Proaes foi muito importante, para que se pudesse identificar as principais demandas relacionadas à comunidade universitária, em especial os discentes, assim como estabelecer discussões sobre ações culturais e acadêmicas no Câmpus de Chapadinha.

A gente tinha algumas dúvidas relacionadas à quantidade e aos valores de bolsasalém do apoio a questões envolvendo esporte, cultura e lazer. Consideramos o encontro muito gratificante, porque eles se colocaram à disposição, além de se comprometerem a dar suporte às práticas desportivas, ações estudantis e de formação acadêmica”, destacou.

Por: Ivandro Coêlho

Fotos: Leo Santos e Ivandro Coêlho