Aluna de Comunicação Social - Relações Públicas é aprovada em defesa de TCC com tema sobre o Folkmarketing no Instagram por meio da utilização de elementos da cultura maranhense

publicado: 08/02/2022 10h04, última modificação: 08/02/2022 14h20
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

A discente Ana Lídia Souza de Oliveira, do curso de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão, foi aprovada em sua defesa de Trabalho de Conclusão de Curso realizada na sexta-feira, 4, que teve como tema um estudo sob a perspectiva do Folkmarketing no Instagram, por meio da análise da utilização de elementos da cultura maranhense para a construção da identidade do restaurante Cozinha Ancestral no Instagram.

Orientada pela professora Élida Neiva Guedes, Ana Lídia mostrou, em sua defesa, a importância da cultura para a formação de uma sociedade, e como as organizações utilizam elementos culturais para comunicar ao seu público-alvo suas identidades organizacionais. “A cultura se mostra essencial para a formação de uma sociedade. Assim, algumas organizações se utilizam de elementos culturais para se comunicar com seus públicos e fortalecer sua identidade organizacional. O trabalho visou identificar como o restaurante Cozinha Ancestral estabeleceu a sua identidade organizacional com base em elementos da cultura maranhense no Instagram, sob o prisma do Folkmarketing”, declarou.

Ana Lídia também destacou, em sua pesquisa, como os elementos culturais de um povo podem influenciar na sua forma de comunicação, observando um campo de pesquisa que diz respeito à utilização da comunicação realizada pelas organizações públicas e privadas, de forma aproximativa e cultural. Para a realização do trabalho, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, por meio de uma análise do conteúdo de vinte postagens do Instagram da Cozinha Ancestral, tendo caráter descritivo, além da utilização de pesquisas bibliográficas, levantamento de dados e entrevistas.

A discente ainda explicou que a motivação para a realização da pesquisa e escolha do seu objeto de estudo surgiu da relação como consumidora do restaurante e também seguidora de suas redes sociais, desde os primeiros anos de funcionamento do local. A partir do estudo, foi possível concluir que a identidade da Cozinha Ancestral é construída e fortalecida com base em elementos culturais relevantes para o Maranhão, fortemente utilizados na produção de conteúdo do restaurante em seu perfil no Instagram.

Saiba mais

A Folkcomunicação é uma teoria criada pelo pesquisador de cultura popular Luís Beltrão, que tem por objetivo o estudo da comunicação popular e do folclore na difusão de meios de comunicação de massa. Dentro desse contexto, encontra-se o Folkmarketing, que pode ser definido pela utilização de elementos da cultura popular ou das culturas populares como um integrante de um processo comunicacional que oferece uma visibilidade aos produtos e serviços, tanto no aspecto mercadológico quanto institucional.

Por: Bruna Castro

Produção: Laís Costa