Notícias

Abertas as inscrições para o curso de Mestrado em Desenvovimento e Meio Ambiente do Prodema

publicado: 10/01/2023 13h23, última modificação: 10/01/2023 14h57
As inscrições irão até o dia 27 deste mês e podem ser realizadas pelo Sigaa

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), informa que estão abertas as inscrições para seleção do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema). As inscrições começam hoje, 10, e irão até o dia 27 deste mês, e podem ser realizadas via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) na aba lateral processos seletivos, em stricto sensu.

Quinze vagas são disponibilizadas, sendo dez para candidatos de ampla concorrência, quatro para candidatos autodeclarados negros, uma para pessoas com deficiência, uma para indígenas e uma para servidores técnicos-administrativos ativos na UFMA.

Além da inscrição, devem ser anexados todos os documentos exigidos no edital em formado PDF e, ao final, o candidato receberá uma confirmação de recebimento da documentação no e-mail indicado no formulário eletrônico de inscrição. A confirmação não significa o deferimento da inscrição. O solicitante que não tiver a inscrição efetivada, deve relatar o problema ao Prodema, pelo e-mail prodema@ufma.br, dentro do período de inscrição.

O edital tem como público-alvo, os graduados em cursos superiores de duração plena e aprovados pelo Ministério da Educação (MEC), em todas as áreas de conhecimento, com interesses afins aos conteúdos e objetivos do curso. O Prodema tem os estudos focados no ambiente costeiro, sua caracterização física, química, biológica, ecológica e humana e nos seus limites de sustentabilidade.

O curso abordará as seguintes linhas de pesquisa: “Planejamento, Gestão e Desenvolvimento em Sistemas Costeiros” e “Recursos Naturais e Humanos em Sistemas Costeiros”. Os candidatos que tiverem a sua inscrição aprovada estarão aptos a participar da seleção, que será composta de quatro etapas, todas de caráter eliminatório e classificatório, começando com a prova escrita de conhecimento, seguida da prova de língua estrangeira – inglês, com a entrevista com a banca na sequência e, por fim, a análise do curriculum lattes.

Para mais informações, acesse o edital.

Por: Layane Garcêz

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: