publicado: 26/09/2022 10h30, última modificação: 26/09/2022 21h13
Trabalho de Pós-Doutorado da UFMA sobre Jornalismo e Big data ganha prêmio Nacional.jpeg

Doutor pelo programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC e Coordenador do Mestrado Profissional de Comunicação da UFMA, Márcio Carneiro dos Santos é o autor da pesquisa “Jornalismo e Big data – Protocolo de Abordagem e suíte de ferramentas de coleta e análise de dados em grandes volumes para jornalistas e pesquisadores”, que venceu a categoria Pesquisa Aplicada, do prêmio que é dado anualmente pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

O Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo foi criado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo em 2004, e se destina a reconhecer a qualidade do trabalho acadêmico realizado nas universidades ou nos centros/institutos de pesquisa, valorizando a atuação individual dos pesquisadores. O objetivo é identificar anualmente quais os pesquisadores que apresentaram contribuições relevantes para o campo da pesquisa em jornalismo, de modo a construir/consolidar a identidade do campo científico.

Marcio Carneiro conta que começou a pensar no tema da pesquisa a partir do momento que percebeu que jornalistas e pesquisadores da área da Comunicação tem certa dificuldade de lidar com situações de grandes volumes de dados e grandes massas de texto. “É uma característica do ambiente digital muito volume, velocidade, variedades na produção de informação, que dificulta o trabalho do profissional que não tem treinamento adequado. Por isso a ideia de fazer uma pesquisa aplicada”, afirmou.

Segundo Márcio, a pesquisa aplicada sobre jornalismo e big data, vai ser uma ponte, por meio das ferramentas desenvolvidas, para facilitar o trabalho de pesquisadores, jornalistas, diante das situações de grandes volumes de dados, de uma forma que ele use a ferramenta sem ter que precisar programar, dando mais transparência a essa parte mais técnica.

“A pesquisa aplicada busca atender a uma demanda crescente de trabalho na área de jornalismo guiado por dados, entre profissionais, contemplando também diversas iniciativas de pesquisa no campo do jornalismo, bem como da comunicação em geral, mantendo o foco num conjunto de utilizadores mais distantes das práticas de programação e técnicas de raspagem de dados”, explicou.

A pesquisa tem por objetivo ser uma ferramenta que ajude no trabalho dos profissionais de jornalismo e pesquisadores da área, no que se refere ao excesso de informações no ambiente digital, dadas as dificuldades de lidar com aspectos de volume, variedade e velocidade na geração de dados. “Daí a necessidade de ferramentas capazes de automatizar a parte repetitiva dos processos de coleta e extração de material a partir de bases, APIs, repositórios digitais de diversos formatos”, completou Carneiro.

O resultado da pesquisa foi o desenvolvimento de um protocolo de abordagem e uma suíte de ferramentas para ajudar no trabalho da apuração, entre elas, o LNEWS, para coleta de conteúdo em portais jornalísticos e o LTWEET, para extração de conteúdo da plataforma Twitter.

A pesquisa, vinculada ao curso de Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Modalidade Profissional – PPGCOMPro, foi desenvolvida no Laboratório de Convergências de Mídias (LABCOM) da UFMA e teve o envolvimento de jornalistas e pesquisadores das áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Humanidades.

Além da felicidade e do orgulho de ganhar o prêmio Adelmo Genro Filho, Marcio Carneiro diz que também é uma oportunidade de dar visibilidade para a temática da pesquisa aplicada, que na área da comunicação ainda não é muito explorada.

Abaixo o PDF da pesquisa completa

Por: Paulo Maciel

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents