Segunda edição do boletim da Divisão de Gestão da Integridade passa a ser intitulado Boletim de Integridade

publicado: 11/10/2022 12h31, última modificação: 26/10/2022 08h37

Para atender à necessidade de facilitar o acesso à informação e promover maior visibilidade sobre integridade e a todo o universo em torno dele, o segundo boletim informativo da Divisão de Gestão da Integridade (DGI), lançado neste ano, passa a ser intitulado Boletim de Integridade. Apesar da nova nomenclatura, continuará sendo editado pela DGI, que, como Unidade de Gestão da Integridade (UGI) da Universidade Federal do Maranhão, é a responsável por acompanhar as ações de como monitorar o Programa de Integridade da UFMA.

A DGI, ligada à Pró-Reitora de Gestão e Transparência, atua na promoção da transparência pública, visando construir uma comunicação eficiente à comunidade acadêmica e, além de apresentar a UGI ao público interno da UFMA, o informativo também tem por objetivo informar sobre as ações que a Universidade tem promovido.

O novo Boletim de Integridade apresenta as seguintes informações:

• Por que o boletim mudou de nome? Para atender à necessidade de facilitar o acesso à informação e promover maior visibilidade ao tema Integridade e a todo o universo em torno dele;

• Você sabe o que é uma UGI? É instância dotada de autonomia e de recursos materiais e humanos responsável pelo acompanhamento, monitoramento e gestão das ações e medidas de integridade a serem implementadas, com vistas à estruturação do Programa de Integridade da UFMA;

• Você sabe o que é um Programa de Integridade? É o conjunto estruturado de medidas institucionais voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta;

• Você sabe o que é uma Ouvidoria? A Ouvidoria da UFMA é uma unidade vinculada à Reitoria, responsável pela mediação da comunicação do cidadão (usuário) com a Instituição (Universidade), refletindo na participação social e controle da prestação dos serviços públicos, com a finalidade de melhoria da gestão e transparência nos atos públicos institucionais; e

• Valores do Serviço Público Federal: engajamento, gentileza, imparcialidade, profissionalismo, justiça, vocação pública e integridade.

Saiba mais

A Divisão de Gestão da Integridade, unidade vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência, criada em conformidade com a Resolução 226 –  Consad, de 15 de junho de 2020, é responsável, entre outras demandas, por elaborar a proposta do Relatório de Gestão com base em informações dos diversos setores da UFMA e promover sua publicação após aprovação em Conselho, além de realizar o cálculo dos Indicadores de Gestão e coordenar a estruturação e o monitoramento do Programa de Integridade na UFMA.

Acesse a segunda edição 2022 do Boletim de Integridade

Por: Lucas Araújo