Palestra discute direito penal e criminologia na Semana da Caloura e do Calouro de Direito

publicado: 27/05/2022 09h34, última modificação: 27/05/2022 21h16

Na terça-feira, 24, a Semana da Caloura e do Calouro de Direito 2022.1 da Cidade Universitária contou com a palestra “Direito penal, processo e criminologia crítica”. Na mesa de discussão, estiveram a professora Luciana Portela, da UFMA; os professores Adriano Damasceno, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema); e João Carlos da Cunha Moura, da Universidade Dom Bosco (UNDB). O evento é realizado de forma híbrida: presencialmente, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, e virtualmente, por transmissão no Canal Institucional da UFMA no Youtube.

Para a professora da UFMA e delegada de Polícia Civil, Luciana Portela, o momento foi de reencontro. “Como é bom retornar à Universidade, como é bom estar aqui, pois esse período de 2020 e 2021 foi muito doído, de medo, mas ao mesmo tempo tínhamos esperança que este momento de reencontro ocorresse. Temos aqui os novos estudantes e aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de estar em sala de aula presencialmente”, comentou.

Na ocasião, foi discutido sobre o direito penal e a criminologia no que se refere à legislação, as causas da criminalidade, a violência, as penalidades no cotidiano e também as experiências profissionais e de pesquisa dos palestrantes. Além dos calouros e do público presente no auditório, a palestra foi transmitida para mais de 300 pessoas.  Ao final, houve rodada de perguntas do público.

Saiba mais

A Semana da Caloura e do Calouro de Direito 2022.1 foi iniciada nessa segunda-feira, 23, com a palestra do ex-governador do Maranhão e professor da UFMA, Flávio Dino. O evento ocorre até as 18h desta sexta-feira, 27, quando ocorre a palestra “Direitos Humanos no Brasil contemporâneo”. Para assistir às transmissões já realizadas e as próximas, acesse o Canal Institucional da UFMA.

Confira a transmissão:

Por: Alan Veras