Acolhida acadêmica do curso de Direito marca o retorno das atividades do primeiro semestre de 2022

publicado: 25/05/2022 13h59, última modificação: 25/05/2022 16h30

Com o objetivo de recepcionar os alunos e comemorar o retorno das aulas presenciais, durante esta semana, até sexta-feira, 27 de maio, está sendo realizada, no Auditório Central, a “Semana da Caloura e do Calouro 2022.1 & Semana Acadêmica de Direito”. Em formato híbrido, o evento é uma iniciativa da Coordenação de Direito do Câmpus São Luís e conta com a organização do professor Ruan Didier.

A abertura do evento foi realizada nesta segunda, 23, no Auditório Central. O momento contou com a presença do reitor Natalino Salgado; do ex-governador do Maranhão e professor de Direito da UFMA, Flávio Dino; do vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos; do pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Soares; da pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra Cabrera; além do coordenador do curso de Direito, Ruan Didier, e de alunos do curso.

O reitor Natalino Salgado aproveitou o momento para dar as boas-vindas aos ingressantes e ressaltou a importância do Bacharelado em Direito. “É o curso mais antigo da história da nossa Universidade. É um curso tradicional, a taxa de aprovação é grande, tem um corpo docente altamente qualificado e já formou personalidades na área jurídica, que ocuparam cargos de relevância. Vocês estão ingressando e vão ter riqueza de conhecimento e de oportunidades”, afirmou.

Em seguida, o professor Flávio Dino ministrou uma palestra sobre o papel do Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, ele discursou sobre a Constituição e a sua importância, dado o contexto histórico de sua criação e os seus desdobramentos. Segundo o docente, ela continua atual nos dias de hoje e é considerada uma das mais sofisticadas do mundo. Graduado em Direito pela UFMA, Dino ainda relembrou sua época como estudante, respondeu a perguntas e deu sugestões e conselhos aos novos alunos.

Semana do calouro do curso de Direito - 23-05-2022

O professor Didier contou que, além da coordenação, o evento contou com a colaboração de alunos, como, por exemplo, Sarah Richely, aluna do 7° período. “Participar da organização do evento para recepcionar os calouros do nosso curso me trouxe ensinamentos como resiliência, trabalho em equipe e agir sobre pressão, a fim de que todos os inscritos tenham uma ótima Semana da Caloura e do Calouro 2022.1 & Semana Acadêmica de Direito”, pontuou a estudante.

O estudante do 1° período José Gervásio contou que a expectativa para a semana acadêmica e que a experiência com a Universidade, desde que ingressou, têm sido satisfatórias. “Estamos retornando para o presencial, e a dinâmica dos professores e a comunhão em sala de aula estão sendo muito boas. A minha expetativa é que continue assim até o final do curso para que, ao longo do tempo, eu vá me aprimorando”, afirmou.

Na programação, ainda estão previstas outras palestras, além de minicursos, atividades da Atlética Lendária e apresentação de resumos expandidos e de grupos de pesquisa e extensão. Os interessados em rever como foi o primeiro dia de evento ou acompanhar os próximos, podem acessar a transmissão do Canal Institucional da UFMA no Youtube, a partir das 18h.

Por: João Meireles

Produção: Bruna Castro