FAQ (Perguntas e Respostas)
UFMA esclarece aos estudantes aspectos sobre o retorno às aulas do período 2020.1
O objetivo deste FAQ (Perguntas Frequentes) é esclarecer à comunidade universitária acerca do retorno dos estudantes às aulas para o período 2020.2, que começará na segunda-feira, 8, e irá até o dia 30 de abril deste ano, em modalidade de ensino remoto e/ou híbrido. Assim, a Universidade Federal do Maranhão preparou uma relação de perguntas, que apresentamos abaixo:
1) A UFMA permanecerá no formato ensino remoto e ensino híbrido?
Sim, e as duas modalidades possuem características próprias.
O ensino remoto é aquele prioritariamente mediado somente por tecnologias na educação, de forma síncrona ou assíncrona em que: a) são consideradas atividades síncronas aquelas nas quais a interação entre os participantes se dá simultaneamente no espaço virtual no qual elas se desenvolvem; e b) são atividades assíncronas aquelas nas quais a interação entre os participantes não se dá simultaneamente.
Já o ensino híbrido conta tanto com ações presenciais quanto ações remotas, de forma planejada para reduzir a convivência dos envolvidos no mesmo espaço físico e viabilizar o processo ensino-aprendizagem.
2) Onde fico informado sobre esse retorno e as disciplinas que farei?
Pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), realizando seu login e senha. Caso tenha dúvidas ou dificuldades no acesso, você pode entrar em contato com a Superintendência de Tecnologia da Informação pelo e-mail sti@ufma.br ou pelo número (98) 3272-8082.
3) Como posso obter mais informações sobre a modalidade escolhida pelo meu curso, entre ensino remoto e/ou híbrido?
Também pelo SIGAA e pelo Departamento ou pela Coordenação de seu respectivo curso.
4) E como fica a apresentação de meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?
As normas complementares do Trabalho de Conclusão de Curso foram flexibilizadas de forma a viabilizar a conclusão desse componente curricular pelo aluno de forma remota, reconhecendo as limitações decorrentes do período de pandemia. Aconselha-se que obtenha mais informações com seu orientador e/ou com a Coordenação de seu respectivo curso.
5) Como serão as aulas práticas e as atividades que só podem ser feitas presencialmente?
De acordo com o planejamento de cada curso, as atividades de cunho prático e experimental serão mantidas na modalidade remota e/ou híbrida, observadas as condições ofertadas pelos mesmos cursos. Também está previsto, na Resolução Nº 2.078-CONSEPE, de 17 de julho de 2020, o planejamento, para os semestres letivos seguintes, da reposição presencial das atividades de natureza obrigatória que não poderão ser ofertadas remotamente.
6) Vai ter estágio obrigatório no período de pandemia?
Está previsto que sim. A UFMA divulgou a Instrução Normativa Nº 04/2020 – PROEN, que dispõe sobre a realização das atividades de estágio curricular obrigatório no período letivo 2020.1 e as orientações permanecem para 2020.2, no âmbito dos cursos de graduação, no contexto da pandemia da covid-19. O documento também flexibiliza a realização do estágio pelo aluno em empresas ou com profissionais liberais que fazem parte do núcleo familiar do estudante, além de permitir aproveitamento de 100% da carga horária de atividade profissional em órgãos públicos ou privados, desde que o discente atue na área de seu respectivo curso. Entretanto, para mais detalhes sobre a oferta de estágio, aconselha-se que consulte a coordenação do seu respectivo curso.
7) Como eu tenho acesso às salas virtuais para que eu acompanhe as aulas?
As ferramentas institucionais virtuais devem ser obrigatoriamente acessadas utilizando o e-mail institucional do docente ou do discente, ficando sob a responsabilidade do docente o controle do acesso às turmas e/ou salas virtuais.
8) Os horários das aulas serão alterados?
Não, pois as atividades síncronas deverão ocorrer preferencialmente no horário previsto na oferta de componente curricular, salvo as excepcionalidades aprovadas pelo Colegiado.
9) Eu posso cancelar a matrícula ou incluir disciplinas?
Sim, desde que respeitados os prazos estabelecidos pelo novo calendário acadêmico estabelecido pela Resolução Nº 2.078-CONSEPE e os critérios estabelecidos pela Resolução nº 1.892-CONSEPE-2019.
10) Serão ofertadas disciplinas isoladas?
Não, nos períodos 2020.1 e 2020.2, conforme definido no Art. 12 da Resolução Nº 2.078-CONSEPE e que consta na Resolução nº 1.892-CONSEPE-2019.
11) A UFMA disponibiliza de ferramentas para que o estudante tenha acesso às aulas?
Sim. A Proaes divulgou editais de Auxílio Inclusão Digital e prorrogou o edital de Auxílio Inclusão Digital para a Educação do Campo em Bacabal.
12) Onde encontro o novo calendário acadêmico?
Está na página 9 da Resolução Nº 2.078-CONSEPE.
13) Quais são os feriados e pontos facultativos previstos?
Você pode encontrá-los na página 10 da Resolução Nº 2.078-CONSEPE.
14) Quais as datas para as colações de grau?
Recentemente a Proen divulgou as datas das colações de grau, que podem ser visualizadas em matéria publicada no novo site da UFMA.
15) E as demais datas e prazos?
Podem ser visualizados a partir da página 12 da Resolução Nº 2.078-CONSEPE.