Notícias

REPORTAGEM JTV UFMA

OUTUBRO ROSA

O mês é dedicado a campanhas de conscientização e enfrentamento ao cancêr de mama, uma das principais causas de mortalidade de mulheres
error while rendering collective.nitf.image

 

O movimento Outubro Rosa nasceu na década de 1990, para estimular a população no controle do câncer de mama. O mês tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, na tentativa de diminuição da mortalidade.  Saiba mais:

 

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que juntas formam um tumor capaz de invadir outros órgãos.

Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira e tem alto índice de mortalidade, sendo a  primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa o primeiro lugar.

A taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada por idade pela população mundial, foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente, segundo dados do INCA, 2022. 

Taxas de mortalidade por câncer de mama, específicas por faixas etárias, por 100.000 mulheres. Brasil, 1980 a 2020:

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para o câncer de mama em Unidades Hospitalares especializadas, mas conhecer os sintomas é fundamental para dar início ao tratamento precoce.

 

registrado em: