JTV/UFMA

UFMA inicia ano letivo de 2023

Após três meses de férias, universidade retorna as aulas

Na última segunda-feira, 20 de março, após três meses de férias, a Universidade Federal do Maranhão, retornou para mais um período do ano letivo para os veteranos e também os calouros que estão chegando no Campus. A UFMA possui nove Campus: Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, São Bernardo  e São Luís.

“Meu irmão faz aqui o curso de enfermagem, já faz uns dois anos mais ou menos e ele sempre fala como vale a pena você estudar em uma faculdade pública e sempre foi meu desejo”, relatou  Marcos Vinícius, estudante de Engenharia Química.

O Pró-reitor de Ensino,  Romildo Sampaio, contou que neste primeiro semestre a universidade ofertou 2.738 vagas em 68 cursos de graduação de 6 unidades acadêmicas. “Nesse primeiro semestre, a gente agradece a esses alunos pela confiança na UFMA,  e podemos dizer que estamos de braços abertos para recebê-los e que eles terão acesso às melhores condições de ensino daquela que sem dúvida nenhuma é a protagonista do ensino superior no estado do Maranhão”,  expressou Sampaio

Para os alunos que já estão no último período, relatam que a UFMA contribui de forma significativa para uma evolução pessoal e intelectual. “Minha cabeça abriu assim para novos horizontes, a gente aprende muito, com as  atividades extracurriculares, participação em laboratórios e empresa júnior, tudo a gente participa aqui, vem estágio, a gente abre nossa cabeça mesmo para um outro universo”, contou Rayane Cunha, estudante de Química Industrial.

E também uma perspectiva do que já buscar  no futuro após o fim da graduação, “Após  encerrar o BICT, eu vou ingressar na Engenharia  da Computação, então eu tenho mais dois anos pela frente  e pretendo sim mestrado e doutorado”, comentou  Irlana Teixeira, Estudante de BICT.

A reportagem de Luciana Rodrigues, mostra a agitação do primeiro dia de aula