Notícias

TV UFMA

TV UFMA firma parceria com o grupo de pesquisa do curso de Letras

Será produzido o programa "Sinais da Ilha" apresentado em libras trazendo informações sobre a Grande Ilha

 

A TV UFMA firmou uma parceria com o grupo de Grupo de Pesquisa Tecnologia e Ensino (GPTECEN), responsável pelo  projeto "Os Sinais Maranhenses da Língua de Sinais Brasileira: contribuições para seu uso e difusão em ambientes digitais”, que é  desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa em Ensino e Tecnologias Simbólicas (NUPETS)  da Universidade Federal do Maranhão. 

Esta iniciativa contou com a colaboração do grupo de pesquisa  GPTECEN  para trazer conteúdos relevantes. A parceria tem como objetivo a promoção de conteúdos audiovisuais, com foco na acessibilidade através da língua brasileira de Libras. Dessa iniciativa  será produzido o programa inovador   "Sinais da Ilha" inteiramente apresentado em libras, que contará com interpretação para a língua portuguesa, trazendo informações sinalizadas sobre a Grande Ilha de São Luís. 

“Eu penso que essa é uma estratégia de comunicação da TV de fortalecer e ampliar o diálogo que ela tem com os cursos, com a própria universidade e a comunidade externa. Esse programa é um desmembramento do projeto de extensão "Canal para todos”  que  prever programas que abordam  a inclusão com a presença de pessoas com deficiência e os recursos acessíveis”, contou a diretora da TVJosie Bastos

O projeto conta com a participação de estudantes do curso de Letras Libras da UFMA. "Considero iniciativas como esta importantíssimas, porque elas representam a conquista de um espaço nas mídias audiovisuais, para fazer com que o público tenha interesse de conhecer mais a respeito da Língua brasileira de sinais" comentou Helen SIlva, estudante de libras e a interprete do programa.

"É importante porque vai ser mais um canal de veiculação dos sinais, da comunidade surda, mais espaço onde as pessoas vão ter o a oportunidade de compreender os sinais favorecer a aquisição dessa língua e também difundir essa pesquisa  que já tem contribuído bastante para o processo de inclusão e acessibilidade de estudantes surdos que também tem sido um referência de busca, informações para várias áreas e ficamos muito feliz em ser mais um parceiro com  TV UFMA de está veiculado essas informações de grande relevância para a acessibilidade ", relatou a professora Maria Nilza , do departamento de Letras.

Mais informações sobre o trabalho desenvolvido pelo projeto "Os Sinais Maranhenses da Língua de Sinais Brasileira: contribuições para seu uso e difusão em ambientes digitais", você pode encontrar no site:  Capa MA em Sinais — Maranhão em Sinais.