JTV/UFMA

TV UFMA fecha parceira inédita com o SESI

O objetivo é aprimorar as parcerias institucionais dentro e fora da universidade

Com o objetivo de aprimorar a participação do corpo acadêmico da universidade e divulgar os trabalhos, saberes e conhecimentos desenvolvidos por diversas instituições maranhenses, a TV UFMA assinou  um acordo de cooperação com  o Serviço Social da Indústria (SESI).

No primeiro semestre de 2023, a parceria trouxe para a grade universitária o interprograma “S.O.S Robótica”, que fala sobre educação por meio da robótica, no qual apresentam a cultura maker e a metodologia STEAM desenvolvida pelo SESI no projeto “Prototipando Sonhos”, em que os estudantes utilizam os conjuntos para desenvolver projetos de robótica para solucionar problemas do dia a dia.

“Neste ano a TV UFMA vem com uma perspectiva de aprimorar as parcerias institucionais dentro e fora da universidade, partindo de uma escolha editorial cada vez mais científica e a aplicação dela na sociedade”, comenta a diretora de produção, Nadia Biondo.

Além da robótica, outra temática abordada  são os conteúdos educativos sobre a cultura e a história do estado por meio de vídeos instrucionais  com o intuito de alimentar o espaço audiovisual do “Casarão Industrial”, um local cultural e formativo do SESI com os conteúdos já produzidos pela TV UFMA como os programas Dicas em Libras, São Luís de A a Z,  e o É da sua Natureza. A  TV universitária é uma parceira na produção dos vídeos educativos e formativos do Casarão Industrial, pela credibilidade, além da confiança no retorno de qualidade, com compromisso e toda a experiência da tv.

Discentes do curso de comunicação também estão agregando nessa nova parceria como o John Haién que afirmou está feliz e empolgado por ter sido selecionado como bolsista. "É uma oportunidade única de contribuir para a produção de conteúdo audiovisual de qualidade bem como de aprimorar as minhas habilidades e conhecimentos nessa área. Eu espero aproveitar essa experiência ao máximo dessa parceria entre SESI e TV UFMA".

"É uma oportunidade incrível ter sido selecionado para atuar como bolsista nessa parceria entre a TV UFMA e o SESI. Essa é uma chance de colocar em prática o que eu aprendo na universidade e, ainda, é uma chance de ter novos aprendizados. O SESI é uma instituição renomada, que possui uma função social importantíssima, principalmente voltada para o âmbito da educação que é, também, um dos pilares da TV UFMA", contou Davi Rocha.