TV UFMA comemora sete anos de história

Como parte das comemorações, a emissora promove o evento "As Multitelas da Comunicação"

TV UFMA completa 7 anos em outubro, e, como parte das comemorações, vamos receber convidados especiais para apresentarem seus cases de sucesso na área da comunicação. O  Conexão TV UFMA: as Multitelas da Comunicação,  acontece  no Auditório do CCSO, no dia  20 de outubro, a partir das 15h. O link está disponível aqui.

SETE ANOS DE HISTÓRIA

A TV UFMA  foi fundada em  7 de outubro de 2015 e nesta sexta-feira, dia 7, comemora seu 7º aniversário. Apesar dos desafios gerados pela pandemia, a TV UFMA deu continuidade às suas atividade, mantendo-se atuante,  adaptando sua programação e criando novos formatos com o intuito de levar para a comunidade conteúdo voltado ao incentivo à educação, à ciência e ao debate de ideias, com valorização da arte e da cultura maranhenses.

Considerando o contexto de conversão midiática a emissora tem explorado as plataformas digitais para aumentar seu alcance, aplicando novas estratégias e apostando na frequência de distribuição do conteúdo a fim de estabelecer uma relação de maior confiança com seu público.  “Em um mês com a aplicação de novas estratégias nas redes sociais, tivemos um crescimento considerável do nosso alcance. Somente no Youtube, foram mais de 6 mil visualizações nos últimos 28 dias. Também estamos estabelecendo uma relação mais confiável com o telespectador através da frequência de postagem do nosso material”, comenta  Asmyne Barbosa, coordenadora do Núcleo  de Mídias.

Parte significativa do conteúdo produzido pela TV que envolve jornalismo, educação, saúde, ciência, pesquisa, música, filmes, e muito mais  pode ser acessado de forma online e gratuita nas principais plataformas digitais: You Tube, Instagram, Twitter, Site de forma organizada, dinâmica, e acessível. “Nosso objetivo tem sido humanizar a nossa produção e torná-la mais acessível em diversos aspectos. Não só mantendo uma linguagem visual e textual mais próxima do cotidiano da nossa audiência, mas também investindo em recursos de acessibilidade nas plataformas, o que fortalece nosso compromisso com a democratização da comunicação, "  comenta Robson Nascimento, estudante de Rádio e TV, estagiário do Núcleo de Mídias.

Além de ser um espaço de produção a emissora é também um espaço de formação, cerca de 25 estudantes da graduação estão envolvidos e recentemente foram incluídos pela primeira vez dois estagiários oriundos do ensino médio, fruto de uma parceria da  emissora com o IEMA (Instituto Educacional, Ciência e Tecnologia do Maranhão),  todos envolvidos diretamente nas etapas de produção dos conteúdos transmitidos.

O trabalho de formação dos estudantes é um aspecto muito relevante e se relaciona com um dos papéis sociais desempenhados pela TV UFMA, uma TV universitária e pública. “Aqui profissionais atuantes no mercado, compartilham seus conhecimentos com os estagiários, após o estágio, o estudante sai capacitado para atuar no mercado. Vários estagiários têm saído do estágio da TV UFMA diretamente para o mercado, antes mesmo da conclusão do curso”, destaca Ameliane Cunha, coordenadora do Núcleo de Jornalismo.

A TV UFMA tem uma proposta central ancorada em três eixos: educação, informação e cultura,  pensando nas perspectivas de futuro,  A  Diretora Geral da TV UFMA, professora  doutora Josie Bastos, comenta que os planos são  ampliar a programação a fim de contribuir cada vez mais com informações relacionadas a proposta da emissora.  “Cada vez mais dinamizando isso mostrando o que tem na universidade, principalmente relacionado à pesquisa e à inclusão e de que forma que o que se produz aqui também repercute na sociedade, de que forma a universidade e o campo universitário contribui para o desenvolvimento da sociedade. A gente quer fortalecer essa relação com a sociedade pela via da educação”, esclarece a diretora.

A TV UFMA está disponível através do canal aberto 16.1 digital, na NET/Claro, canal 17, SKY, canal 316 e TVN, canal 16.